Famílias e amigos pedem Inclusão em passeata na Vicente Machado
Uma passeata diferente mobilizou o Centro de Ponta Grossa no sábado pela manhã. Durante uma hora familiares, amigos, Pessoas com Deficiência e profissionais da área desceram a Avenida Vicente Machado com alguns pedidos à população – mais respeito, acessibilidade e inclusão social para aqueles que possuem algum tipo de deficiência.
A ação, inédita, mobilizou cerca de 250 pessoas. O movimento se reuniu na Praça Barão de Guaraúna, no Centro, e ingressou na Avenida às 10 horas, com apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT). Ao longo do caminho, integrantes da manifestação conversaram com a população e lojistas, distribuindo folhetos e levando cartazes que pediam melhores condições de acesso e respeito às PcDs, seja nas escolas, comércio ou no dia a dia.
Os pais Railan e Daiane Brandelero participaram da passeata com a filha Anna Coraline Brandelero. Segundo eles, a ação é importante por chamar a atenção para a aceitação. “O mais necessário é a aceitação, dos pais e das pessoas que convivem com as crianças. Aquele olhar estranho machuca muito os pais. Nós não queremos que elas sejam tratadas como diferentes, apenas como iguais”, conta a mãe.
Mãe de uma criança com deficiência intelectual, Priscila Mehret levou a filha Isabelli para a manifestação. “A base de tudo é a educação e o conhecimento. Temos preconceito inclusive entre crianças, mas sabemos que isso vem dos pais. Eles precisam orientar seus filhos a agirem com respeito e fazer o mesmo. É uma questão de cultura”, conta.
Outras ações
Segundo a organizadora do evento, Edilma Lechmann Marvieski, o grupo Ação pela Inclusão pretende realizar outros eventos para ampliar o conhecimento sobre a causa. “Acreditamos que a convivência é a chave para a inclusão. Por isso precisamos dessa interação com a comunidade. É através dessas e outras ações que vamos realizar o sonho de uma inclusão real”, diz Edilma. As ações poderão ser acompanhadas em facebook.com/pelainclusao.
Apoio
A Ação pela Inclusão recebe o apoio da Media Office Comunicação Empreendedora, além da Clínica de Fisioterapia São Rafael, Faculdade Cescage, Copiadora Manarim, Gráfica Vila Velha, Sanepar, Maco Brindes, Vila Coruja Festas, Estrela de Prata Executive, Terminal Materiais de Construção, PX Construtora e Cirúrgica Vitae, entidades e amigos das Pessoas com Deficiência.
Facebook: https://www.facebook.com/pelainclusao