Agora1

CEU das Artes estimula interesse pelos livros com o projeto ‘Leitura Mágica’

13 de junho de 2017 - 09:54

Há um mês sendo realizado na nova biblioteca do CEU das Artes, o projeto ‘Leitura Mágica’ já vem apresentando bons resultados entre as crianças participantes. A proposta da atividade é estimular o interesse pelos livros e o hábito da leitura nas crianças, mas também está resultando em melhor desempenho e mais interesse das crianças pelas atividades escolares.

O projeto acontece todas as semanas, desde que o espaço da biblioteca foi revitalizado através do apadrinhamento da Viação Campos Gerais (VCG), pelo programa Empresa Madrinha, do Selo Social. “Nós ficamos muito satisfeitos em ver mais um projeto da Secretaria de Assistência Social sendo desenvolvido. O projeto tem superado as nossas expectativas e trazendo muitas crianças para dentro da biblioteca. Essa realidade só foi possível através da parceira público-privada, que acontece pelo Selo Social.

O nosso objetivo é implementar uma biblioteca em cada Cras da nossa cidade e, para isso, precisamos de mais empresas parceiras, assim como a Viação Campos Gerais, que foi a pioneira nessa nossa iniciativa e acreditou no nosso trabalho, que agora está rendendo muitos frutos”, destacou a coordenadora do Selo Social, Isane Gewehr. No projeto ‘Leitura Mágica’, as crianças se reúnem na biblioteca toda sexta-feira e emprestam um dos livros do acervo. Na semana seguinte, eles voltam e compartilham com os colegas sobre o que lerem, além de desenvolverem outros trabalhos, como desenhos e pinturas relacionadas.

De acordo com a responsável pela biblioteca do CEU, Mariane Filipkowski, a proposta é garantir que as crianças se sintam à vontade com os livros. “Aqui eles podem se sentir a vontade com os livros, só compartilha e conversa quem quer, conta a história como prefere, porque cada um tem um perfil diferente. Aqui ninguém vai dar risada de ninguém. Esse projeto colabora com o desenvolvimento deles, estimula a conversar e aprender.

Queremos que eles leiam e viajem nessas histórias. Quem tem dificuldade de leitura, vamos trabalhando também”, explica Mariane. E os resultados já são sentidos em casa e em sala de aula, como observou Laline Domingues Stanki, mãe de uma das participantes. “Toda semana, eu saio do meu serviço para trazê-la aqui, de tantos benefícios que temos percebido. Ela melhorou muito no colégio, tem mais interesse nas leituras, especialmente agora, em fase de alfabetização. Até a caligrafia dela melhorou bastante”, conta.

Os encontros do ‘Leitura Mágica’ acontecem toda sexta-feira, às 13h30, na biblioteca do CEU das Artes, e é aberto para novos integrantes. O CEU está localizado na Vila Coronel Cláudio, esquina da avenida Ana Rita com a rua José de Azevedo Macedo.

Empresa Madrinha
Em maio deste ano, o CEU ganhou uma nova biblioteca através do apadrinhamento da Viação Campos Gerais (VCG) pelo projeto Empresa Madrinha, que busca empresas parceiras para apadrinharem espaços públicos, em ações como reformas, com materiais ou mesmo mantimentos. O contrato entre o Selo Social e a empresa madrinha tem duração de 12 meses, com manutenção mensal, caso necessário. Um representante do Selo Social irá acompanhar, periodicamente, o andamento das ações desenvolvidas.
A empresa que tiver interesse em participar, pode procurar o Selo Social e se informar sobre os critérios para ser ‘selada’. O programa está instalado no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua Joaquim Nabuco – Centro.

Por Mariana Galvão Noronha

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.