Agora1

‘Cadeião da Santa Maria’ recebe novas celas modulares

26 de junho de 2018 - 19:22
Imagem divulgação SESP

Foram abertas nesta segunda-feira (25), 72 novas vagas no sistema prisional do Paraná após a entrega das obras de instalação de seis celas modulares na Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. Em todo o Estado, são 57 novas celas, que abrigarão 684 presos. O investimento total é de R$ 8 milhões.

O secretário especial da Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel, esteve presente na entrega do espaço e falou sobre a abertura de novas vagas na região. “Esse novo espaço oferece ao preso tudo aquilo que a Lei de Execuções Penais prevê. A abertura dessas e outras vagas na região demonstram o compromisso do Governo do Estado, no sentido de trazer mais tranqüilidade para a cidade no que diz respeito ao sistema prisional”, afirma o secretário.

“Neste momento estamos definindo o perfil dos presos que serão removidos para as novas celas. Vamos priorizar os presos que já possuem condenação. A intenção é ocupar esse espaço ainda esta semana”, explica o da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, Sebastião Cesar de Araújo.

NOVAS UNIDADES – Uma reunião foi realizada na prefeitura de Ponta Grossa para apresentar dois projetos de construções de unidades penais para o município que estão em andamento. O primeiro é a Cadeia Pública de Ponta Grossa, unidade de regime fechado, que terá capacidade para 752 presos. O valor de investimento é R$ 23,8 milhões, recurso que já está assegurado. A licitação deve ocorrer até o fim do mês de novembro e as obras devem ter início em 2019. O prazo de execução é de 15 meses.

A segunda obra prevista para o município é a Casa de Custódia de Ponta Grossa, também de regime fechado, com capacidade para 512 presos. A unidade servirá como unidade de entrada do sistema prisional de Ponta Grossa, onde os presos serão identificados e encaminhados para outras unidades de acordo com seu perfil. O terreno para instalação já foi definido, ao lado das unidades penais já existentes na cidade.

Após a adequação do terreno, que contará com o apoio da prefeitura municipal na fase de preparação do solo, uma licitação será aberta para a contratação de empresa que irá desenvolver o projeto de construção da Casa de Custódia. Com as duas novas obras, a cidade contará com mais de 1,2 mil novas vagas no sistema prisional.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.