Agora1

Blitz marca Dia Nacional de Combate ao abuso e a exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio de 2018 - 19:10
Imagem divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), realizou hoje (18) uma blitz para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante a tarde parte da equipe se reuniu em frente ao terminal central para entregar panfletos e orientar a população.

O atendimento dos Creas ocorre através do encaminhamento pela justiça, como conselhos tutelares, vara da infância e delegacias. Com esse encaminhamento a equipe realiza o primeiro contato, uma visita domiciliar. A pessoa é convidada a fazer o cadastro social e depois de passar pela assistente social, neste momento são realizados os direcionamentos, como para psicologia, atendimento com musicoterapeuta ou com as educadoras. Também é realizado trabalho individual e com grupos de apoio socioeducativos.

O Creas também visa atendimento das famílias, que acabam sendo afetadas pela situação de violência com a criança ou adolescente. “Não adianta atender só as crianças vítimas de violência, tem que fazer um trabalho com a família, porque ela também está em sofrimento. Fazemos apoio com nossa equipe, dando apoio integral à criança, adolescente e família. Em alguns casos é preciso fazer outro encaminhamento, porque a vítima sofre de transtorno mental, por exemplo”, avalia a coordenadora do departamento de proteção especializada, Thais Verillho.

As denúncias podem ser feitas pelo 181 ou nos telefones 3901-1718 ou 3901-7052. No ano de 2017 foram registradas 299 denúncias sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, já nos três primeiros meses deste ano foram registradas 117 denúncias, isso equivale 39% do ano passado inteiro.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.