Agora1

Assistência Social entrega carros e brinquedos adaptados para pessoas com necessidades especiais

15 de fevereiro de 2019 - 20:42
Divulgação

por Rafisa Ramos

A partir de hoje (15) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa passará a contar com brinquedos adaptados em todos os eventos municipais.

A Fundação Municipal de Assistência Social (Faspg) adquiriu um parque móvel contendo skate, gangorra, balanço e tirolesa, a iniciativa busca trazer mais acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais.

A entrega do parque móvel foi realizada na tarde desta sexta-feira (15) no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, onde se concentra a maior parte das atividades voltadas para este público. “A aquisição dos equipamentos faz parte da política adotada pela gestão. Estamos desenvolvendo outros projetos para trabalhar a inclusão em todas as áreas do desenvolvimento das pessoas portadoras de alguma necessidade especial e também incluímos projetos na área de lazer das pessoas”, comenta o prefeito Marcelo Rangel.

O investimento com o parque móvel foi de R$ 14.359,96 e a intenção da Faspg é adquirir mais kits de brinquedos adaptados para começar a disponibilizar nas praças do município. “Somos a primeira cidade do interior do Paraná a trazer essa inovação para os munícipes e queremos continuar ampliando o projeto para cada vez mais pessoas terem acesso”, diz Simone.

Segundo a equipe técnica do departamento da pessoa com deficiência todos os assistidos poderão usar, até mesmo as entidades conveniadas com a Fundação. “A utilização dos brinquedos é imediata, já começaremos a inserir eles nas programações do departamento, sempre estamos inovando e melhorando as atividades dos nossos usuários. A gangorra tem uma parte para cadeirante e o skate também poderá ser utilizado por pessoa sem mobilidade, pois pode ser empurrado por outra”, explica a diretora de programas e projetos, Luana Turra.

Na ocasião também foram entregues dois carros adaptados. Eles serão utilizados para atender os usuários que utilizam cadeiras de rodas e que frequentam as atividades do departamento da pessoa com deficiência. O investimento foi de R$ 220 mil, eles foram adquiridos para compor a frota que realiza a atividade. Hoje o departamento tem o setor de transporte especial, que realiza cerca de 1000 transportes por mês.

“Os veículos entregues ajudarão muito as pessoas que utilizam cadeiras de roda, pois eles são adaptados para o transporte. Nós realizamos aproximadamente 12 mil viagens para levar os usuários em consultas e ações”, finaliza Simone.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.