Agora1

Alunos municipais entrevistam o prefeito em programa de rádio

15 de agosto de 2018 - 17:24
Rodrigo K. Fotos: Vanderson Padilha

Rodrigo K.
Fotos: Vanderson Padilha

O projeto Rádio Comilão, realizado na Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, na Vila Dal Col, em Ponta Grossa, recebeu mais um visitante nesta quarta-feira. O entrevistado do programa, desta vez, foi o prefeito Marcelo Rangel, que foi até a escola para conhecer de perto a ideia desenvolvida por alunos e professores. Por meio do programa, realizado nos alto falantes, os alunos aprendem mais sobre alimentação saudável e sobre comunicação.

Com um aprendizado lúdico, os alunos melhoraram o desempenho nos estudos e acabaram com o desperdício de alimentos da merenda escolar. Conforme a professora Ana Paula Mara, o desenvolvimento da comunicação também melhorou muito com a prática. “Melhorou a alimentação, os alunos desenvolveram o gosto pelos alimentos e entenderam os benefícios de cada um. Além disso, o desempenho escolar também melhorou graças à rádio”, conta a professora.

Como prática pedagógica, os alunos viram entrevistadores. Já passaram pela rodada de entrevistas profissionais do rádio, nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, jornalistas e, agora, o prefeito Marcelo Rangel. “É um programa extraordinário, nascido dentro de uma de nossas escolas em tempo integral. As crianças valorizam este grande benefício que é a alimentação escolar que temos em Ponta Grossa, passando dicas de alimentação e educação. É um projeto lindo e emocionante, que transforma nossos alunos e nossa cidade. Neste dia, por exemplo, terão verduras, frutas, peixes na alimentação, e isso está sendo valorizado. Além disso, elas são as novas radialistas, da nova geração das escolas de tempo integral de Ponta Grossa”, afirma o prefeito Marcelo.

A aluna Maria Clara dos Santos Abreu, 10 anos, está no 5º ano e foi uma das entrevistadoras. “Eu já conhecia o prefeito, mas nunca o tinha entrevistado. Foi muito importante a visita dele na nossa escola e pudemos passar para ele dicas de alimentação saudável. O projeto é muito importante para nós alunos, que aprendemos a comer de tudo, e também a nos comunicar”, afirma a jovem.

PRÊMIO AGRINHO

O programa de rádio foi inspirado pelo Projeto Agrinho, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Todas as 84 escolas da Rede Municipal inscreveram projetos no Agrinho, que tem o objetivo de mobilizar a comunidade, envolvendo os alunos nos temas que ligam o campo e a cidade. As melhores iniciativas são premiadas pelos organizadores. No projeto da professora Ana Paula Mara, os alunos trabalham a comunicabilidade, nutrição, alimentação saudável, bons hábitos de higiene, entre outros conceitos positivos. As questões são tratadas de maneira transversal entre várias disciplinas.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.