Agora1

Alunos da rede municipal realizam ação em benefício de idosos

10 de julho de 2018 - 19:03
Rodrigo K. Fotos: Vanderson Padilha

Estudantes da Escola Municipal José Bonifácio levaram até o Asilo São Vicente de Paula os alimentos trocados por recicláveis por meio do Programa Feira Verde

Alunos da Escola Municipal José Bonifácio Guimarães Vilela, no Parque Nossa Senhora das Graças, fizeram nesta terça-feira uma ação que será lembrada por toda a vida. A turma de 20 alunos levou alimentos, presentes e muito calor humano aos idosos do Asilo São Vicente de Paula, em Ponta Grossa. A ideia, surgida em sala de aula, levou três meses até a sua conclusão. No dia anterior, segunda-feira, eles haviam adquirido os alimentos em troca por materiais recicláveis, dentro do Programa Feira Verde.

Os alunos tiveram a ideia a partir da participação deles no Feira Verde, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A cada 15 dias, as famílias das crianças realizam a troca de alimentos por materiais recicláveis. Até que um dos alunos deu uma ideia: por que não doar os alimentos para quem tem mais necessidade de recebê-los? A pergunta foi do menino Aysllan Cavalli, que dividiu a ideia com os colegas. “Fiquei muito feliz de vir ao asilo. A ideia não foi só minha, porque todo mundo ajudou, foi uma ideia de todo mundo”, disse o menino.

Na manhã fria desta terça, cerca de 50 idosos receberam finalmente a visita, enroladinhos em seus cobertores. Eles prestigiaram também a apresentação de uma peça teatral, leitura de poesias e canções, programadas para levar a eles o calor das crianças. “Fiquei muito emocionada. Eu não esperava por isso e fogem as palavras nesse momento. Agradeço muito a vocês”, disse a senhora Tereza Aparecida Silva, que também contou: “sabe, sou analfabeta, nunca fui pra escola, só trabalhei em casa de família. Foi tudo muito bonito o que a escola fez”.

A partir de agora, conforme a diretora da escola, Laureci Trzaskos, serão discutidas formas de dar sequência a ações solidárias com esta. Na escola, para além da atividade de troca de recicláveis por alimentos, o programa se transforma em atividade pedagógica. Todos os detalhes são estudados dentro das aulas. “Desde que nosso aluno teve a ideia de repartir os alimentos com outras pessoas, eles fizeram muitas pesquisas, levando o tema para a realidade particular deles. Nas aulas, os professores trataram do assunto em vários aspectos. Mas o mais interessante é que tudo partiu do interesse deles, que pensaram no próximo. Agora vamos partir para uma nova etapa, este foi somente o início”, conta a diretora.

Segundo a irmã Rosali, uma das auxiliares do asilo, todas as doações e visitas são bem-vindas. “Os idosos sentem-se muito felizes com as visitas, eles gostam muito. Eles sentem a presença das pessoas e é muito gratificante. Além disso, as doações também ajudam muito. Eles sentem-se como as crianças quando ganham presentes, ficam bem e animados”, comenta a religiosa.

Saiba mais sobre a ação da escola aqui: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/40042

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.