Agora1

Vacinas estragam por falta de refrigeração após furto de UBS em Ponta Grossa

29 de março de 2021 - 10:46
Reprodução Google Maps

Por Rafisa Ramos

Na manhã de hoje (29) a equipe de profissionais que trabalham na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lubomir Urban se depararam com um furto em seu local de trabalho. Desta vez, os vândalos levaram a fiação elétrica, o que ocasionou a perda de todas as vacinas do calendário vacinal que estavam refrigeradas no local. A equipe acredita que o vandalismo gerou cerca de R$ 30 mil reais em prejuízo, entre vacinas e insulinas.

A UBS registrou o segundo Boletim de Ocorrência em menos de sete dias. “Na terça-feira passada já tivemos a infelicidade de chegar no trabalho e terem levado o ar condicionado e agora isso, acreditamos que fizeram no final de semana, após encerramos a campanha de vacinação. A população precisa entender que o principal prejudicado em ações como esta é a própria comunidade, que fica com o atendimento incompleto”, desabafa a enfermeira da Unidade Lubomir Urban, Paula de Freitas.

A UBS terá vacinação contra o coronavírus hoje no local, a equipe do departamento de Imunização está trabalhando para que a ação não tenha que ser cancelada.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) investe aproximadamente R$ 300 mil reais por ano para substituir materiais furtados e consertar estragos de vandalismo. “Investimos também em barreiras físicas, como grades de segurança e muros altos, para tentar coibir ações como esta. Precisamos da colaboração da comunidade, que denunciem qualquer ato suspeito e que nos ajude a manter o patrimônio com estrutura de atendimento adequada para eles e para os funcionários”, comenta o secretário da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), trabalha com a Guarda Civil Municipal, realizando patrulhamentos constantes e incluindo prédios públicos e praças no itinerário diário das equipes. Além disso, sempre que verificada alguma situação suspeita, os agentes procedem com a abordagem de suspeitos e os devidos encaminhamentos.

O Município solicita para que comunidade contribua para a prevenção de atos criminosos e a identificação de seus autores denunciando  toda e qualquer ação suspeita através do 153 da Guarda Civil Municipal.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.