Agora1

UEPG emite nota de pesar por morte de professora

1 de dezembro de 2020 - 13:46
Imagem e informações UEPG

Nota de pesar pelo falecimento da professora Jussara Carmencita Gomes Lichacovski

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta o falecimento da professora Jussara Carmencita Gomes Lichacovski, docente aposentada do Departamento de Letras da UEPG, referência no trabalho desenvolvido na Coordenadoria de Assistência e Orientação ao Estudante (CAOE), onde desempenhou um papel significativo para a melhoria da acessibilidade e aprendizagem de alunos especiais.

Graciete Tozetto Góes, docente do departamento de Pedagogia, trabalhou com a professora Jussara e destaca a atuação marcante da professora no tempo em que ela esteve à frente do CAOE. “Trabalhei com a professora Jussara quando foi Pró-reitora de Graduação em 2006. Ela já era coordenadora do CAOE há muito tempo, então pude acompanhar de perto o seu trabalho. Ela sempre procurou atender as necessidades sociais e de aprendizagem de alunos especiais, sobretudo, nas questões de acessibilidade. Estava sempre em busca de conscientizar sobre as situações específicas de atendimento aos cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e muitos outros”, ressalta.

Jussara se formou em Graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa no ano de 1965, uma das Faculdades precursoras da UEPG. Três anos depois, ingressou na recém-constituída UEPG (1969), como professora no Departamento de Letras. Assim, a professora lecionou para as primeiras turmas da UEPG. Foi, portanto, uma das fundadoras da nossa Universidade cinquentenária. Em 1975, tornou-se Coordenadora do CAOE, onde atuou por mais de vinte anos.

O sepultamento de Jussara Lichacovski aconteceu as 10h, da manha de hoje (01), no Parque Jardim Paraíso. A Universidade Estadual de Ponta Grossa se solidariza com os familiares e agradece pelo legado que a professora Jussara deixou na instituição. A UEPG está de luto.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.