Agora1

Testes com vacinas para Covid-19 no Brasil começam em agosto, após aval da Anvisa

22 de julho de 2020 - 08:24
REUTERS/Dado Ruvic

BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira os testes no Brasil de duas potenciais vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas em parceria entre a farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech, e os ensaios devem começar com voluntários em São Paulo e na Bahia em agosto, informaram a agência reguladora e as empresas

As vacinas em estudo —BNT162b1 e BNT162b2— são baseadas em ácido ribonucleico (RNA), que codifica um antígeno específico do vírus Sars-CoV-2. O RNA é traduzido pelo organismo humano em proteínas que irão então induzir uma resposta imunológica, conforme a agência.

O estudo prevê a inclusão de cerca de 29 mil voluntários, sendo 1 mil no Brasil, distribuídos nos Estados de São Paulo e Bahia.

Em comunicado, a Pfizer e a BioNTech disseram que os estudos no Brasil serão realizados no Centro Paulista de Investigação Clínica (Cepic), em São Paulo, e na Instituição Obras Sociais Irmã Dulce, na Bahia.

As empresas disseram ainda que a escolha de fazer os testes em voluntários no Brasil ocorreu por causa da capacidade local, da experiência do país neste tipo de estudo e na epidemologia da Covid-19 no Brasil.
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.