CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Secretaria de Saúde lança protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher

5 de junho de 2018 às 03:50

Publicidade
Secretaria de Saúde lança protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher
Imagem divulgação
Na tarde desta segunda-feira (4) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou o novo protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que passará a ser usado em todos os atendimentos. A nova diretriz amplia o acesso ao planejamento familiar desde a adolescência, respaldando os profissionais com leis, estatutos e definições para atendimento de adolescentes, garantindo o acompanhamento, passando pela gestação até o climatério.

“As mulheres contemporâneas trazem novas necessidades, sendo assim é necessário se adaptar. Estamos focando na gestação e no planejamento familiar, de quando e como a mulher decide engravidar”, esclarece a enfermeira da Atenção Primária, Adriana Alves.

A alteração municipal aconteceu para entrar em consonância com o protocolo Estadual, que foi atualizado recentemente, com o intuito de reduzir as filas para gestantes de alto risco e fazer uma melhor estratificação de risco gestacional. A elaboração foi realizada em parceria com o Instituto Sírio Libanês e envolveu cerca de 20 profissionais.

“Trabalho realizado por diversas mãos para finalizar este documento fragmentado, com a intenção de uniformizar as condutas clínicas e garantir a continuidade do trabalho realizado”, comenta o secretário adjunto da SMS, Robson Xavier.

Até o momento a SMS contava com o protocolo de gestantes, mas não com o protocolo da mulher como um todo. Com o novo será possível recomendar métodos contraceptivos, inclusive com colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU), em cumprimente a lei municipal.

“A nossa Atenção Primária é referência para outros municípios e nossos protocolos são usados por outras regiões. Com a implantação deste novo, a ideia é que as 80 Equipes de Saúde da Famílias atendem da mesma maneira todas as mulheres que entrarem na rede. Este trabalho é feito em equipe e é isso que faz a diferença”, destaca a secretária de Saúde, Angela Pompeu.

No final de 2017, todos os profissionais da rede passaram por uma primeira capacitação. E de 19 a 22 deste mês passarão por nova capacitação com palestrante da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). O novo protocolo entrará em vigor assim que saia a publicação em Diário Oficial.

“O projeto que iniciou em 2016 está sendo colocado em prática, foi um trabalho duro e fará muita diferença na vida de todas as mulheres atendidas nas UBS. Estou feliz por assinar o protocolo e a ordem de serviço, honrada em fazer a diferença para os profissionais da saúde e para a comunidade ponta-grossense”, finaliza a prefeita interina, Elizabeth Schmidt.

 

Compartilhe:

Leia também

Lei garante cartilhas sobre parto humanizado e violência obstétrica para gestantes em PG

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Como é ‘farmar aura’? São Paulo teve até competição para isso no fim de semana

2.

Jogadora de futsal é suspensa por 5 anos após chutar cabeça de adversária no Ceará

3.

Adolescente de 17 anos morre após ser esfaqueado durante desentendimento em Imbituva 

4.

Capivara com flecha cravada no corpo é resgatada na Represa Guarapiranga, Zona Sul de SP

5.

Após ofensas de Milei a Lula, Itamaraty chama embaixador para consulta

6.

Bebê morre após ser esquecida em carro a caminho de creche

7.

Feira Verde' fecha 1º semestre com mais de 1,3 tonelada de material reciclável recolhido

8.

Prefeitura confirma asfalto em 12 km para mais três vilas

9.

Homem confunde cola instantânea com colírio e para no hospital com olho colado

10.

Lei garante cartilhas sobre parto humanizado e violência obstétrica para gestantes em PG

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia