Agora1

Saúde registra novos casos de coronavírus em Ponta Grossa

16 de maio de 2020 - 18:59
Divulgação

No início da tarde de hoje (16) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu mais sete confirmações de casos de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus em Ponta Grossa. Dois desses pacientes já estão recuperados.

Até o momento, o Município conta com 15 casos ativos e 24 recuperados.

Segundo informações da FMS, o acréscimo no número de casos, em relação ao divulgado na tarde de ontem (15), se deve ao aumento das ações de testagem rápida empreendidas durante esta semana e que servirão de subsídio para a aplicação de uma nova metodologia na compilação e divulgação das informações sobre o avanço no número de casos em Ponta Grossa.

A mudança será implementada a partir da próxima semana e que deve contar com uma estruturação mais sólida de indicadores, incluindo maior robustez nos dados estatísticos, e a possibilidade de um mapeamento mais preciso das regiões mais vulneráveis na cidade.

Abaixo, segue o perfil dos casos confirmados neste sábado:

33° caso: sexo feminino, 25 anos. Contato de caso confirmado. Caso ambulatorial. Encontra-se em isolamento domiciliar. Segue em monitoramento pela equipe de Epidemiologia.

34° caso: sexo feminino, 24 anos. Em investigação pela Epidemiologia para rastrear o possível contato. Caso ambulatorial. Isolada em casa, segue em monitoramento pela equipe de Epidemiologia.

35° caso: sexo masculino, 22 anos. Contato de caso confirmado. Caso ambulatorial. Em isolamento domiciliar, segue em monitoramento pela equipe de Epidemiologia.

36° caso: sexo masculino, 13 anos. Em investigação pela Epidemiologia para rastrear o possível contato. Caso ambulatorial. Recuperado

37° caso: sexo masculino, 6 anos. Contato de caso confirmado. Caso ambulatorial. Isolado em casa, segue em monitoramento pela equipe de Epidemiologia.

38° caso: sexo feminino, 41 anos. Contato de caso confirmado. Caso ambulatorial. Em isolamento domiciliar, segue em monitoramento pela equipe de Epidemiologia.

39° caso: sexo masculino, 30 anos. Em investigação pela Epidemiologia para rastrear o possível contato. Caso ambulatorial. Recuperado

PERGUNTAS E RESPOSTAS
MAPEAMENTO DE CASOS DE CORONAVÍRUS EM PONTA GROSSA

Por que estão aumentando os casos de coronavírus em Ponta Grossa?
A alteração nos números se deve ao fato de o Município estar ampliando o volume de testes na população na busca de identificar pessoas que já foram ou estão contaminadas pelo Coronavírus e que não apresentam sintomas ou possuem sintomas moderados e que não necessitam buscar atendimento nas Unidades de Saúde, UPA e Hospitais.

Qual é a utilidade dessa informação já que são casos que não necessitam atendimento médico?
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) pode utilizar os dados para mapear os casos identificados por região da cidade. Isto servirá para que sejam realizadas ações nas regiões mais atingidas pela contaminação, trazendo ainda mais proteção para todas as pessoas, principalmente as pertencentes aos grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades.

O mapeamento de casos será utilizado apenas pela Fundação Municipal de Saúde ou a população terá acesso?

O mapeamento de casos por região da cidade será amplamente divulgado para que a população tenha conhecimento da situação em todo o município. Assim as pessoas poderão cuidar ainda mais de suas famílias e familiares pertencentes aos grupos de risco.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.