CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Saúde realiza ações para intensificar cadastro de doadoras de leite

12 de janeiro de 2017 às 19:32

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Banco de Leite Humano, está intensificando as ações para estimular a doação de leite, quando a produção da doadora for maior que a necessidade do seu filho. As ações vão desde a abordagem de mães no Ambulatório do Recém-nascido de Risco (onde faz a Vacina BCG, no Hospital da Criança), entrega de panfletos e cartazes nas maternidades, chegando até as Unidades Básicas de Saúde, onde foi enviado material informativo.

IMG_8590 (1)

Divulgação

Hoje Ponta Grossa conta com 60 doadoras, coletando cerca de 80 litros de leite por mês, para 30 recém-nascidos. O ideal seria coletar cerca de 130 litros mensalmente. O Banco de Leite Humano de Ponta Grossa, instalado no Hospital da Criança João Vargas de Oliveira.

O leite materno pasteurizado atende a demanda dos recém-nascidos hospitalizados em Ponta Grossa, em especial os internados nas UTIs neonatais. “Esse leite vai fazer a diferença na vida dessas crianças, pois sabemos da grandiosidade dos benefícios que só o leite materno propicia, as vezes é a diferença entre a vida e a morte desses bebês”, comenta a coordenadora do Banco de Leite, Ana de Bastiani.

 Quer doar? Saiba mais!

Doar leite materno é um processo simples. Basta à mulher, em período de amamentação, que tiver leite sobrando, entrar em contato pelo telefone (42) 3026-9403 ou ir ao Banco de Leite, das 8h às 14h. Para que a mãe possa doar o leite ela precisa amamentar o próprio filho e ser saudável: não pode beber, fumar ou tomar medicamentos.

“Acreditamos que na nossa cidade existam mães com potencial para a doação. Esperamos a sensibilização das mães para realizar esse gesto solidário, e com isso salvar a vida de muitos bebês”, Ana.

As mães que tiverem dificuldades para ir até o Banco de Leite podem entrar em contato com o Banco, a equipe vai até a residência para buscar o leite coletado.

“Elas só precisam tomar certos cuidados durante a retirada, como usar uma touca, higienizar o material a ser usado, armazenar o leite em um frasco esterilizado e, após a coleta, guardá-lo no congelador”, alerta Ana.

Coleta

  Uma vez por semana, a equipe do Banco passa na casa de cada doadora para levar o leite para a central. As mães que se sentirem inseguras ou não souberem como proceder podem solicitar ajuda ao banco, que envia uma enfermeira para ajudá-la. Ela irá ensinar a melhor maneira para coletar o leite e também fazer a higienização e o armazenamento. Além de orientar sobre a coleta, a equipe do Banco repassa informações sobre a saúde da mulher e do filho.

Ao chegar ao Banco, o leite doado passa por um rígido processo de análises clínicas e pasteurização para depois ser encaminhado para as maternidades de Ponta Grossa. O leite que não passa pelo controle de qualidade é descartado.

  Agora 1

 
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Profissionais da Enfermagem recebem homenagem da Câmara Municipal

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Homem é preso em rodoviária com cadeira de rodas furtada de UPA

2.

Ligação da Anita Garibaldi evolui e atinge 90% de execução em maio

3.

Polícia Civil apreende 8,4 mil garrafas de vinho falsificadas

4.

Deputados pedem investigação sobre relação entre Vorcaro e Flávio

5.

Profissionais da Enfermagem recebem homenagem da Câmara Municipal

6.

Motociclista morre em acidente envolvendo moto e caminhão, em Prudentópolis 

7.

Operário perde para o Fluminense e é eliminado da Copa do Brasil

8.

Nova Lei prevê espaços sensoriais em áreas públicas

9.

Centenário da Diocese de Ponta Grossa reúne milhares de pessoas no Centro de Eventos  

10.

Irã envia resposta à proposta de paz dos EUA

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia