CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Saúde divulga primeiro caso de sarampo em Ponta Grossa

18 de Setembro de 2019 às 18:14

Prefeitura alerta sobre doença e reforça importância da vacinação

Na tarde desta quarta-feira (18) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação de Saúde (FMS), divulgou o primeiro caso importado de sarampo. A paciente adquiriu a doença em outra cidade, viajou para Minas Gerais, passou por São Paulo e Rio de Janeiro, mas foi notificada aqui através de hospital da rede privada. A paciente é do sexo feminino, tem 27 anos, foi notificada no dia cinco de setembro deste ano.

Diante da confirmação do primeiro caso importado de sarampo na cidade, a FMS reforça o alerta de vacinação. “O vírus do sarampo é altamente transmissível e somente medidas de prevenção relacionadas a doenças respiratórias, tais como a higienização das mãos e manter o ambiente ventilado, não bastam. A vacina acaba sendo a principal forma de prevenção contra o sarampo”, destaca a coordenadora de vigilância epidemiológica, Caroliny Stocco.

Hoje, o município conta com 21 salas de vacina, localizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h às 16h, de acordo com a rotina. Quem não tem certeza de que tomou a vacina pode verificar se há registro na carteira vacinal ou procurar a UBS, com sala de vacina, mais próxima de casa. “É muito importante que as pessoas que tiverem a carteira de vacina se apresente na UBS com ela, pois agilizará o atendimento e o processo de atualização e aplicação”, ressalta o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Calendário de rotina

Dentro do calendário de rotina do Ministério da Saúde é indicada uma dose da tríplice viral ou SCR (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade e uma dose da tetra viral ou SCRV (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade. Ponta Grossa conta hoje com 90% deste público imunizado.

“Quem não completou este esquema vacinal quando era criança precisa atualizar a carteira de vacinação. Adolescentes e adultos menores de 30 anos precisam ter tomado durante a vida, pelo menos, duas doses de tríplice viral ou SRC (ou uma da tríplice e outra da tetra viral). Já os adultos de 30 a 49 anos precisam ter tomado, ao menos, uma dose da tríplice viral após 1 ano de idade”, explica Manjabosco. Quem já tomou duas doses da vacina, após um ano de idade, é considerado imunizado.

O Ministério da Saúde determinou que a vacina seja ofertada também a todas as crianças de 6 a 11 meses do território nacional. A dose da vacina tríplice viral administrada nessa faixa etária, porém, não será considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação da Criança. As crianças de 6 a 11 meses que forem vacinadas neste momento precisarão também receber depois as duas doses previstas no calendário de rotina, aos 12 meses e 15 meses.

Contraindicações

A vacina não dever ser feita em crianças menores de 6 meses de idade, gestantes e pacientes imunodeprimidos ou com reação alérgica grave (anafilaxia) após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina. Recomenda-se também um intervalo de 30 dias após a vacina para as mulheres que querem engravidar.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Identificado jovem encontrado sem vida em residência de PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

2.

“Perdi o uso das mãos”; diz Lulu Santos sobre doença autoimune

3.

Identificado jovem encontrado sem vida em residência de PG 

4.

Desembargador é preso por operação que mirou em presidente da Alerj

5.

Identificado jovem encontrado sem vida em residência de PG 

6.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

7.

Corinthians e Vasco avançam nos pênaltis e decidem a Copa do Brasil

8.

Com R$ 1 bilhão da Ambev, Paraná vai concentrar produção de garrafas para todo o Brasil

9.

Amor que acolhe: famílias abrem seus lares e corações para crianças em Ponta Grossa

10.

Asfalto no Borsato está a caminho

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia