Agora1

Saúde confirma mais 880 casos e nove mortes pela Covid-19 no Paraná

21 de junho de 2020 - 11:00
Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (20) 880 novas confirmações e nove mortes pelo novo coronavírus. O acumulado de casos é de 13.662 e 428 mortos em decorrência da doença. Há ajustes de município de residência e exclusão de caso por duplicidade detalhado ao final do texto.

INTERNADOS – 420 pacientes estão internados neste sábado (20). 287 pacientes estão em leitos SUS (118 em UTI e 169 em leitos clínicos/enfermaria) e 133 em leitos da rede particular (50 em UTI e 83 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.110 pacientes em leitos UTI e enfermaria que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo coronavírus.

Os dados são consultados do Sistema Estadual de Regulação de leitos, das secretarias municipais de saúde e de boletins epidemiológicos. Por isso pode ocorrer diferença ou a não inclusão de algum paciente internado.

MORTES – A secretaria informa a morte de mais nove pacientes. Todos estavam internados. São três mulheres e seis homens, com idades que variam de 33 a 84 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 15 e 20 de junho.

Os pacientes que faleceram residiam em Cascavel (2), e em Assaí, Clevelândia, Colombo, Cornélio Procópio, Curitiba, Ibema e Itaperuçu (uma morte por cidade).

MUNICÍPIOS – 324 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Astorga, Entre Rios do Oeste, Guamiranga, Ivaté, Jardim Olinda, Pranchita, Quinta do Sol e Sengés registram casos pela primeira vez. Em 115 municípios há óbitos pela doença.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria registra 159 casos de residentes de fora. Nove pessoas morreram.

AJUSTES:

Alteração de município:

Nove casos confirmados por laboratório privado em Cascavel nas datas: 5/6 (1), 8/6 (1), 17/6 (2), 18/6 (5) foram transferidos para os seguintes municípios: Corbélia (3), Tupãssi (3), Anahy (1), Céu Azul (1), Guaraniaçu (1).

Quatro casos confirmados em Cornélio Procópio nas datas 25/5 (1), 6/6 (1) e 13/6 (2) foram transferidos para os seguintes municípios: Itapema/SC (2), Bandeirantes (1), Uraí (2).

Um caso confirmado por laboratório privado na data de 18/6 em Cambé foi transferido para Rolândia.

Um caso confirmado por laboratório privado na data de 18/6 em Londrina foi transferido para Rolândia.

Exclusão por duplicidade de notificação: Um caso confirmado na data de 10/6 em Leópolis foi excluído por duplicidade de notificação.

A Secretaria da Saúde lembra que os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e por isso pode ocorrer divergência de número de pacientes.

A Secretaria informa, ainda, que os dados são consolidados na gestão estadual, mas os municípios encaminham as informações para as regionais que repassam para o CIEVS na Secretaria.

Segue a lista de fabricantes de testes rápidos validados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) que têm os resultados positivos incluídos no monitoramento do CIEVS:

1. ONE STEP COVID-2019 TEST®️ da fabricante Guangzhou WondfoBiotechCo., Ltda., cujo representante legal no Brasil é a empresa Celer Biotecnologia S/A.

2. MEDTESTE CORONAVÍRUS (COVID-19) igG/IgM da fabricante Hangzhou Biotest Biotech Co. Ltd cujo representante legal no Brasil é a empresa Medlevensohn Com Repres Prod Hosp Ltda.

3. COVID-19 IgG/IgM ECO do fabricante Eco Diagnóstica Ltda-ME, cujo representante legal no Brasil é a empresa Eco Diagnóstica Ltda-ME

4. COVID-19 IgG/IgM BIO do fabricante Quibasa Química Básica Ltda, cujo representante legal no Brasil é a empresa Quibasa Química Básica Ltda.

5. SARS-CoV-2 Antibody Test da fabricante WondfoBiotechCo., Ltda.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.