Agora1

Samu Ponta Grossa realiza mais de 3,4 mil atendimentos em um mês

22 de junho de 2020 - 17:35
Divulgação

por Josué Teixeira e Rafisa Ramos

Em média, as equipes do Samu atenderam 110 chamados diariamente no mês de maio

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura de Ponta Grossa realizaram 3434 atendimentos  durante o último mês de maio. Foram, em média, 110 chamados diários que resultaram, principalmente, no posterior encaminhamento a unidades hospitalares (1557) e orientações médicas (517) de cidadãos.

“A FMS tem excelentes funcionários em todos os serviços, é através deles que conseguimos manter os atendimentos em dia e com qualidade. Todos tem suas funções e atividades, a equipe do Samu é um exemplo de dedicação e determinação, as equipes estão sempre de prontidão para atender as mais variadas ocorrências que chegam até a Central. Com isso, o volume de atendimentos acaba sendo muito grande e exige uma estrutura sólida e bem preparada para que a população seja assistida”, declara a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Angela Pompeu.

Dos indicadores do Samu figuram, entre as situações mais recorrentes, os atendimentos de casos clínicos e de trauma com, respectivamente 2572 e 702 ocorrências registradas no mês de maio.

De acordo com a diretora do Samu, Adriana Pacholok, a maior parte dos deslocamentos realizados pelas equipes estão relacionadas com casos envolvendo mal-estar, desmaios, falta de ar, queda de mesmo nível, dor no peito, entre outros. Todo o trabalho é feito seguindo normas rígidas e que incluem, atualmente, as precauções necessárias para evitar o contágio pelo Coronavírus.

“Nossas equipes trabalham 24h por dia para atender os chamados da população. Os funcionários são capacitados e contam com treinamento para perfeiçoamento das funções. Ser um profissional do Samu é ter o compromisso e a responsabilidade com a vida de cada paciente”, destaca.

Trotes

Entre o número de chamados encaminhados ao Samu durante o mês de maio, 59 foram confirmados pelas equipes como trotes, situações que acabam dificultando o trabalho do Samu e colocando em risco a vida de pessoas que, porventura, possam necessitar de atendimento. Sobre esse aspecto, o enfermeiro Rinaldo Gaia ressalta o impacto negativo para a população decorrente desse tipo de atitude.

“Estamos de plantão todos os dias a disposição da população para orientação e encaminhamento, mas é necessário que as pessoas tenham consciência de acionar o serviço corretamente, não passando trote, não ligando se não é um caso de urgência e emergência. Ainda temos munícipes que consideram o serviço um meio de transporte, ou que ligam para passar trote, isso acaba atrapalhando as ocorrências. Precisamos contar com a população para continuarmos realizando nossas atividades da melhor maneira”, destaca.

Atendimentos aéreos

Segundo dados do Samu Ponta Grossa, os atendimentos que necessitaram do acionamento das equipes aéreas chegaram a 21 durante o mês de maio. No total, desde a sua criação, o Samu aéreo realizou 747 atendimentos.

Atualmente, são assistidas pela aeronave da base aérea de Ponta Grossa 57 municípios.

Bairros com maior número de acionamentos
Centro: 311
Nova Rússia: 302
Uvaranas: 282

Tempo Médio de Resposta

TOTAL: Atendimento técnico (Tarm) + Triagem + Acionamento + Deslocamento até a chegada no local – 29 minutos e 32 segundos
AMBULÂNCIA: Do acionamento a chegada no local -16 minutos e 3 segundos

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.