Agora1

Samu comemora 15 anos com premiação aos servidores

11 de novembro de 2020 - 16:38
Divulgação

Essa semana comemorou-se os 15 anos de funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Ponta Grossa. Para festejar a data, hoje (11), uma entrega de certificados e de troféus foi realizada aos servidores com mais de dez anos de trabalho no Samu. A solenidade aconteceu na sede do Samu.

O Samu está ativo desde o dia 9 de novembro de 2005 em Ponta Grossa. Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram feitos à população. A frota atualmente é composta por cinco ambulâncias básicas, duas avançadas e um helicóptero. É o Samu também responsável por toda a Central de Regulação Médica dos Campos Gerais, atendendo a todas as chamadas do 192. Neste ano, a regulação passou a atender as solicitações de municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde, através da adesão ao consórcio do Samu Regional.

Em 2020, há uma média de 4 mil atendimentos realizados mensalmente pelo Samu. O serviço recebe cerca de 140 ligações diárias para atender situações de mal-estar, crises convulsivas, surtos psicóticos, acidentes, transferências interhospitalares, quedas, paradas cardiorrespiratórias e diversos outros tipos de urgência e emergência.

Com uma equipe de cerca de 150 funcionários, o Samu possui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, auxiliares de enfermagem, condutores socorristas, telefonistas, rádio operador, assistentes administrativos, zeladores e estagiários em seu quadro funcional.  Para celebrar os 15 anos de existência do serviço e valorizar os servidores, ações internas envolvendo os profissionais serão desenvolvidas entre 9 e 13 de novembro.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.