Agora1

Rangel assina protocolo para criação do Samu Regional

22 de junho de 2017 - 19:55

por Rafisa Ramos

O prefeito Marcelo Rangel se reuniu com prefeitos e representantes de 26 municípios da região para formalizar a assinatura do protocolo de intenções para a constituição do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Campos Gerais- CIMSAMU. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (22) na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
Após a assinatura de todos os 27 municípios, cada cidade deverá elaborar um projeto de lei e apresenta-lo para na Câmara de Vereadores do seu município com o intuito de criar o Samu Regional. O encontro de hoje foi o primeiro passo para que o sistema possa ser concretizado. “Hoje demos um importante passo nessa discussão, a partir dessa reunião pudemos alinhar as metodologias de trabalho e ter importantes definições para os próximos encaminhamentos”, destaca a secretária municipal de Saúde, Angela Pompeu.
Neste novo formato será possível realizar a unificação da rede de urgência e emergência, inclusive com resgaste aéreo através de parceria com o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo – Graer. “Os municípios que não tem SAMU poderão contar com o trabalho dos profissionais, além de ter uma central de regulação única. Isso será um avanço, uma ampliação nos serviços já existentes”, comenta Rangel.
O investimento de cada cidade dependerá do tamanho da estrutura estabelecida para cada uma, estes dados serão definidos em uma segunda fase. As cidades participantes são: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiuva, Fernandes Pinheiro, Guaramiranga, Imbaú, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Mallet, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Telêmaco Borba, Rebouças, Reserva, São João do Triunfo, Senges, Teixeira Soares, Tibagi e Ventania.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.