Agora1

Projeto da Saúde Mental de PG é destaque nacional

13 de Março de 2018 - 21:27
Imagem divulgação

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em 2016, dentro da 13ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. Projetos foram apresentados e um deles foi premiado, “Relato de experiência com implantação da política de humanização na reafirmação da dignidade dos usuários de drogas na prática capsiana no município de Ponta Grossa”. Ele foi elaborado pela terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS – AD), Michelle da Silva.

Agora, todos os projetos premiados estão em destaque, na íntegra, em uma revista da Organização Panamericana da Saúde 2018, com circulação Nacional. “Ter um projeto premiado é ter o reconhecimento dos serviços prestados à população. Saber que agora vários municípios receberão e saberão como é o trabalho realizado na nossa cidade, é gratificante. Toda nossa equipe está de parabéns”, destaca a secretária Municipal de Saúde, Angela Pompeu.

Sobre o projeto premiado

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO NA REAFIRMAÇÃO DA DIGNIDADE DOS USUÁRIOS DE DROGAS NA PRÁTICA CAPSIANA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR: O presente relato visa demonstrar a experiência exitosa das práticas de vivências sociais baseadas na participação dos usuários de drogas nos diversos contextos sociais do seu território, baseado nas práticas da política de humanização, reafirmando a sua própria dignidade na sociedade da qual está sendo reinserido Autora: Michelle da Silva Claudino – terapeuta ocupacional do CAPS AD.

“O serviço de a saúde mental, trabalha com a reabilitação dos pacientes que usam álcool e outras drogas. A inserção social do paciente que vivia no modelo de hospitalização é equivalente a 50% do resgate da autoestima deste indivíduo. A SMS é responsável por essa mudança, pois envolve profissionais de saúde da rede, tanto atenção primária, como secundária, e até mesmo seus familiares. Nossos profissionais estão cada vez mais preparados para o atendimento das pessoas e dos seus familiares”, ressalta, Angela.

 

 

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.