Agora1

Programa ‘Samu Escola’ realiza simulação de acidente no Colégio Becker e Silva

28 de junho de 2024 - 19:20
Foto Cassio Vinicius

Realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, o programa Samu Escola atendeu os cerca de 470 alunos do Colégio Cívico-Militar Becker e Silva durante esta semana.

As atividades de conscientização foram finalizadas nesta sexta-feira (28) com um simulado de acidente com vítimas, que demonstrou como funciona o atendimento de uma situação de atropelamento em uma das entradas do colégio, na rua Marquês do Paraná (bairro da Ronda). A ação contou com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito para a sinalização e bloqueio da via.

Rosângela Ribeiro, coordenadora do ‘Samu Escola’, destacou a importância do projeto para que os conhecimentos sobre primeiros socorros e de como agir em situações de emergência cheguem ao maior número de pessoas. “É um trabalho desenvolvido de forma constante nas escolas municipais e que agora estamos ampliando para a rede estadual, iniciando aqui no Becker e Silva. Durante todas as atividades, procuramos mostrar o quanto atitudes corretas e o treinamento adequado podem salvar vidas não só na escola, mas no nosso dia-a-dia”, explica Rosângela.

Além do simulado, a manhã desta sexta também contou com uma palestra ministrada pela secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, além de orientações sobre segurança e comportamento no trânsito com equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil; além disso, os responsáveis pela iniciativa receberam um certificado de agradecimento do colégio pelas atividades realizadas.

Marisete do Rocio Kopis, diretora do Becker e Silva, destacou a importância da presença do projeto da Prefeitura de Ponta Grossa para os alunos e professores. “Além de preparar a comunidade escolar, temos uma preocupação muito grande com o deslocamento dos alunos a pé e o risco de atropelamentos, por isso é muito importante trazer este tipo de ação para conscientizá-los”, ressaltou.

O programa
Resultado de ações conjuntas da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação, além do apoio de profissionais do Samu, o programa Samu Escola tem objetivo de capacitar profissionais da educação para o atendimento de primeiros socorros, aumentando assim a velocidade no atendimento em eventuais ocorrências dentro das unidades escolares, tanto de estudantes quanto de funcionários.

Os profissionais são orientados a como agir em casos de engasgamentos, quedas, fraturas, sangramentos, entre outros, além de poderem apresentar suas dúvidas sobre como proceder em qualquer situação de emergência.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.