Agora1

Profissionais participam de palestras para debater sobre Hepatites Virais

3 de agosto de 2017 - 11:19

A hepatite viral é uma doença infectocontagiosa que causa inflamações e infecções no fígado. Em alguns casos podem até evoluir para cirrose hepática ou câncer. É considerada uma doença silenciosa, pois pode não apresentar sintomas. Com o intuito de aumentar a sensibilização e a compreensão desta doença, bem como as complicações que ela pode provocar, a Secretaria Municipal de Saúde reunirá profissionais da área para debater sobre o tema.

O II Encontro de Hepatites Virais acontecerá amanhã (4), das 13h às 16h30, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (rua Santos Dumont, 1234 – Centro). O público alvo da atividade será para profissionais das Unidades Básicas de Saúde, do Hospital Unimed, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Bom Jesus, Hospital Vicentino e 3ª Regional de Saúde.

O objetivo é realizar uma atualização sobre as hepatites virais, reforçando os mecanismos para o diagnóstico precoce destas patologias, bem como enfatizar os métodos de prevenção e tratamento. “Descobrir inicialmente a hepatite é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências”, comenta o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE)/Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Zean Zuber.

Os participantes terão palestras sobre “Elastografia Hepática um método não invasivo de avaliação do fígado”, com a Drª Aline Kuniyoski que é especialista em Maringá, das 13h30 às 14h30. A segunda palestra terá como tema “Diagnóstico Laboratorial das Hepatites Virais”, com o médico infectologista de Curitiba, Drº. Ignácio A. Borges Cuevas, das 14h30 às 15h30. E a tarde será fechada com o especialista em transplante de fígado e cirurgia hepática pela Universidade Estadual de Campinas, Dr. André Vedan, que explanará sobre “Hepatites e Cirrose. Quando Transplantar?”.

Em Ponta Grossa são realizados diversos trabalhos, entre eles, campanhas, testagens, treinamentos e mobilizações com a população.  O SAE conta hoje com 441 pacientes em atendimento que passaram pelo fluxo de atendimento.  “O diagnóstico para as hepatites B e C acontecem através da triagem dos testes rápidos, e quando estes apresentam resultado reagente, uma amostra laboratorial é solicitada. Confirmando a infecção pelo vírus B ou C, o usuário é encaminhado ao SAE”, explica Zuber.

O SAE/CTA, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, dispõe do teste rápido para detectar hepatites B e C, na rua Enfermeiro Paulino, 200, atrás do Shopping Palladium (antigo 26 de outubro). Para a realização do teste é necessária apenas uma gota de sangue. Todos aqueles que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem. Os testes rápidos também são encontrados nas Unidades Básicas de Saúde.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa
Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.