Agora1

Prefeitura realiza vacinação contra Sarampo neste sábado (30)

28 de novembro de 2019 - 13:57

por Rafisa Ramos

– O público que deve procurar as salas de vacina são os adultos jovens entre 20 e 29 anos –

A Prefeitura Municipal, através da Fundação de Saúde (FMS), realizará neste sábado (30) o segundo Dia D da vacinação contra o Sarampo. A ação acontecerá das 12h às 17h em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Terminal Central através do Ônibus da Vacina.

“O vírus do sarampo é altamente transmissível e somente medidas de prevenção relacionadas a doenças respiratórias, tais como a higienização das mãos e manter o ambiente ventilado, não bastam. A vacina acaba sendo a principal forma de prevenção contra o sarampo”, destaca a coordenadora de vigilância epidemiológica, Caroliny Stocco.

Em Ponta Grossa pelo menos 50 mil pessoas entre 20 a 29 anos deveriam estar vacinadas. “Obviamente parte já está vacinada. Neste momento o que estamos fazendo é verificar a carteira de vacinação e completar o esquema. Lembrando que o Programa Nacional de Imunizações indica duas doses de vacinas com o componente Sarampo para este público”, explica o enfermeiro Thiago Bueno. Não é uma vacina extra, é atualização da rotina. Importante separar a carteira de vacina e procurar as unidades que irão abrir munidos de documento com foto e cartão SUS.

As UBS que estarão vacinando contra sarampo são: Cyro de Lima Garcia- Oficinas, Luiz Conrado Mansani – Uvaranas, Romulo Pazzinato – Nova Rússia, Egon Roskamp – Santa Paula, Zilda Arns – Parque Nossa Senhora das Graças. “Cada sala abrirá pelo menos uma sala especifica para a campanha e outra com multivacinação. Sendo assim aproveitaremos para vacinar os pais, responsáveis e demais pessoas que estarão acompanhando as crianças na vacinação”, destaca Thiago. O Ônibus da Vacina estará estacionado no Terminal central ofertando as vacinas contra Sarampo e Febre Amarela.

Hoje, o município conta com 21 salas de vacina, localizadas em UBS, que realizam a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h às 16h, de acordo com a rotina. Quem não tem certeza de que tomou a vacina pode verificar se há registro na carteira vacinal ou procurar a UBS, com sala de vacina, mais próxima de casa. “É muito importante que as pessoas que tiverem a carteira de vacina se apresente na UBS com ela, pois agilizará o atendimento e o processo de atualização e aplicação”, ressalta o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

 
 salas_vacina_2019_-_divulgacao.pdf – publicado por imprensa em 28/11/2019 – 12:04:12
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.