Agora1

Prefeitura inicia vacinação contra H1N1 para público prioritário

9 de abril de 2019 - 20:08
Divulgação

por Rafisa Ramos 

– As equipes estarão vacinando das 9h às 16h em 19 pontos diferentes –

A partir de amanhã (10), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), departamento de Atenção Primária e setor de Imunização, inicia a campanha de vacina contra o vírus H1N1.

Desta quarta-feira, até dia 22 de abril as equipes estarão vacinando apenas o grupo prioritário, gestantes, crianças até 5 anos, 11 meses e 29 dias e puérperas.

Ponta Grossa conta com 19 salas de vacinas espalhadas dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Vamos iniciar a campanha com o público prioritário, mas também vamos dar continuidade na aplicação da vacina de febre amarela e demais vacinas do calendário.

É importante que neste momento apenas o público-alvo se dirija até as salas de vacina”, explica a coordenadora da Atenção Primária, Julita Rentschler. O atendimento será das 9h às 16h.

As UBS com sala de vacina já receberam as doses que devem ser aplicadas aqui na região. Neste primeiro momento a população que deve se imunizar são 23300 crianças, 3200 gestantes e 450 puérperas. “As demais pessoas, por exemplo, idosos e trabalhadores de saúde, devem aguardar o chamamento. Nossa intenção é organizar para que não haja transtornos durante a aplicação”, destaca a presidente da FMS, Angela Pompeu.

Para que a campanha seja eficiente é importante que a população corresponda as datas e procurem os serviços nos períodos certos. “O vírus da Influenza, ao contrário do que as pessoas possam pensar, não age apenas no sistema respiratório, ele atinge vários órgãos e desencadeia complicações de quadros já existente. A vacina é eficaz e protege, é importante que o público tenha essa consciência e vá até as unidades de vacinação, diz a gerente de imunização, ressalta o médico Rodrigo Manjabosco.

Para a vacinação é necessário levar a carteira de vacina, cartão SUS e documento com foto. A FMS já está organizando ações para aplicação da vacina nos finais de semana.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.