Agora1

Prefeitura amplia público para vacinação contra H1N1

18 de abril de 2019 - 20:06
Divulgação

por Rafisa Ramos

– As equipes continuarão vacinando das 9h às 16h em 19 pontos diferentes –

A partir de segunda-feira (22), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), departamento de Atenção Primária e setor de Imunização, amplia a campanha de vacina contra o vírus H1N1. Além do primeiro grupo prioritário (gestantes, crianças até 5 anos, 11 meses e 29 dias e puérperas), as equipes estarão vacinando idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores de saúde, professores com declaração da instituição de ensino e portadores de doenças crônicas com solicitação médica .

Ponta Grossa conta com 19 salas de vacinas espalhadas dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento acontece das 9h às 16h. “Neste segundo momento de campanha novos públicos foram inseridos e devem buscar a sala de vacina mais próxima da sua casa. É importante destacar que o primeiro grupo prioritário continuará sendo vacinado”, explica a enfermeira Daniele Fabian.

Para que a campanha continue sendo eficiente é importante que a população corresponda as datas e procurem os serviços nos períodos certos. As vacinas contra H1N1 serão aplicadas, inicialmente até dia 31 de maio.

“O vírus da Influenza, ao contrário do que as pessoas possam pensar, não age apenas no sistema respiratório, ele atinge vários órgãos e desencadeia complicações de quadros já existente. A vacina é eficaz e protege, é importante que o público tenha essa consciência e vá até as unidades de vacinação”, diz a gerente de imunização, ressalta o médico Rodrigo Manjabosco.

Para a vacinação é necessário levar a carteira de vacina, cartão SUS e documento com foto.

Desde o início da campanha até hoje foram vacinados: 844 gestantes (21%), 157 puérperas (23%), 3334 crianças (12%). A FMS já está organizando ações para aplicação da vacina nos finais de semana. O dia D será no sábado (27), ainda sem horário e salas definidas.

 salas_de_vacina_-_ubs.pdf – publicado por imprensa em 18/04/2019 – 17:19:35

 

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.