Agora1

Ponta Grossa registra 23 casos de tuberculose

23 de março de 2018 - 18:46
Imagem divulgação

Por Rafisa Ramos- Amanhã (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença que tem cura, porém se descoberta precocemente e se o tratamento for feito corretamente, sem interrupções. Só em 2018 a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já registrou 23 casos no município de Ponta Grossa.

É comum que o paciente sofra com alguns sintomas característicos da doença, como: tosse há mais de duas semanas, febre alta dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez.  “É importante estar atento e observar o desenvolvimento da doença, para que ela possa ser analisada corretamente pelo médico pneumologista”, destaca o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Jean Zuber.

Em outubro de 2017 a SMS, através do SAE, lançou um novo projeto, Respira Princesa dos Campos, para realizar a estratificação de pacientes potenciais para a doença. Esta iniciativa continua sendo realizada na região de Uvaranas. “É preciso testar 1% da população, em um determinado período, por exemplo, em um ano.  O Ministério da Saúde solicita que faça 3.500 coletas de escarro, dos 1%, 4% estarão com tuberculose, por isso a necessidade de intensificar este trabalho”, explica Zuber.

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais do indivíduo contaminado pela bactéria. O problema é considerado grave e pode afetar diferentes órgãos do corpo.

Tratamento

O indivíduo que estiver com tosse há mais de duas semanas, febre, suor, emagrecimento deve procurar sua unidade de saúde de referência, passar por uma avaliação e ser encaminhada para realizar exames. O encaminhamento também pode ser feito no SAE.

O remédio de tuberculose é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ele deve ser retirado no SAE. A tuberculose tem cura, basta realizar corretamente os 6 meses de tratamento. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) realizam um acompanhamento diário dos pacientes.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.