CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Ponta Grossa registra 23 casos de tuberculose

23 de março de 2018 às 15:46

Publicidade
Por Rafisa Ramos- Amanhã (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença que tem cura, porém se descoberta precocemente e se o tratamento for feito corretamente, sem interrupções. Só em 2018 a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já registrou 23 casos no município de Ponta Grossa.

É comum que o paciente sofra com alguns sintomas característicos da doença, como: tosse há mais de duas semanas, febre alta dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez.  “É importante estar atento e observar o desenvolvimento da doença, para que ela possa ser analisada corretamente pelo médico pneumologista”, destaca o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Jean Zuber.

Em outubro de 2017 a SMS, através do SAE, lançou um novo projeto, Respira Princesa dos Campos, para realizar a estratificação de pacientes potenciais para a doença. Esta iniciativa continua sendo realizada na região de Uvaranas. “É preciso testar 1% da população, em um determinado período, por exemplo, em um ano.  O Ministério da Saúde solicita que faça 3.500 coletas de escarro, dos 1%, 4% estarão com tuberculose, por isso a necessidade de intensificar este trabalho”, explica Zuber.

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais do indivíduo contaminado pela bactéria. O problema é considerado grave e pode afetar diferentes órgãos do corpo.

Tratamento

O indivíduo que estiver com tosse há mais de duas semanas, febre, suor, emagrecimento deve procurar sua unidade de saúde de referência, passar por uma avaliação e ser encaminhada para realizar exames. O encaminhamento também pode ser feito no SAE.

O remédio de tuberculose é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ele deve ser retirado no SAE. A tuberculose tem cura, basta realizar corretamente os 6 meses de tratamento. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) realizam um acompanhamento diário dos pacientes.

Compartilhe:

Leia também

Internado em SP, Ronaldo Caiado recebe diagnóstico de pneumonia

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

FASPG abre credenciamento de instituições de acolhimento a idosos em Ponta Grossa

2.

Internado em SP, Ronaldo Caiado recebe diagnóstico de pneumonia

3.

Erosão faz asfalto 'desabar' e interdita trecho da BR-476 no Paraná

4.

Dino determina fim do sigilo de investigações sobre o filme Dark Horse

5.

PM apreende haxixe e maconha com homem no bairro Neves em PG 

6.

Prefeitura apresenta croqui oficial do desfile de 15 de Setembro

7.

Operário vence CRB e se aproxima do G-4 da Série B

8.

Prefeitura abre Ligação da Anita Garibaldi e entrega obra de mobilidade aguardada há 50 anos

9.

Perfil de Nicolás Maduro publica fotos do ex-presidente da Venezuela na prisão

10.

Vídeo em que Lula aparece com 5 dedos reacende teoria de que presidente teria um clone

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia