Agora1

Pesquisador israelense cria bafômetro que identifica coronavírus em 30 segundos

27 de julho de 2020 - 15:34
Divulgação

O dispositivo desenvolvido em Israel é provido de um chip eletrônico com milhares de sensores para identificar ou não a Covid-19 em quem assoprar, dando o resultado em menos de dois minutos.

O pesquisador israelense Gabby Sarusi, da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel, desenvolveu um bafômetro que identifica o novo coronavírus nas pessoas em pouco mais de um minuto. De acordo com testes já realizados, o dispositivo tem precisão acima de 90%.

O dispositivo desenvolvido em Israel é provido de um chip eletrônico com milhares de sensores. Para identificar a doença, a pessoa deve soprar o dispositivo por quase 1 minuto. Os sensores analisam as partículas da respiração e fornecem o resultado em 20 segundos, mesmo que a pessoa seja assintomática.

O sistema desenvolvido pelo pesquisador também permite que o teste seja feito com amostras biológicas de garganta e nariz por meio de cotonetes.

Junto com o Ministério da Defesa do país, a universidade já realizou o teste em mais de 120 israelenses, tendo acertado em mais de 90% das vezes. Os pesquisadores estão buscando uma forma de identificar o estágio específico da infecção.

 

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.