CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Saúde

'Os mesmos que fazem carreata vão ficar em casa daqui a duas semanas', diz Mandetta

29 de Março de 2020 às 07:05

BRASÍLIA - Em discurso contundente pela manutenção das medidas de isolamento para conter o avanço da covid-19, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta posicionou-se contrário às carreatas que ocorreram em diversos Estados do País neste sábado pela flexibilização da quarentena e a retomada de atividades econômicas. O ministro afirmou que o novo coronavírus entrou no Brasil através da elite econômica e que é preciso preservar o sistema de saúde brasileiro neste momento para garantir atendimento a todos que precisem.

"Fazer movimento assimétrico de efeito manada... Daqui a duas semanas, três semanas, os que falam 'vamos fazer carreata', vão ser os mesmos que ficarão em casa. Não é hora", declarou Mandetta durante coletiva neste sábado, dia 28, para atualizar dados sobre a epidemia no País.

“Ainda não dá para falar 'libera todo mundo para sair' porque a gente não está conseguindo chegar com o equipamento como a gente precisa”, afirmou Mandetta. “Se sair andando todo mundo de uma vez, vai faltar (atendimento) para rico e pobre”, disse o ministro.

Na sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro chegou a classificar o movimento de pessoas que saíram às ruas de carro para protestar contra a quarentena como "fantástico" e disse que governadores e prefeitos deveriam prestar atenção. "Essa doença entrou pela elite do Brasil, elite econômica. Aqui em Brasília, os casos são quase todos no Plano Piloto e no Lago Sul, não chegou na periferia do sistema. Como no Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca, o Leblon, ainda não chegou, está começando a entrar nas comunidades", disse Mandetta neste sábado.

O ministro comentou ainda que, no momento, os minutos valem horas para combater a propagação do vírus, que já contaminou mais de 3,9 mil brasileiros e matou 114, segundo a atualização feita na tarde deste sábado - o número de mortes foi corrigido depois de informação dada de 111 óbitos. Mandetta afirmou que é preciso poupar o sistema de saúde porque os profissionais ainda não possuem materiais adequados em quantidade suficiente. Se médicos e enfermeiros se contaminarem, o ministro afirma que não haverá pessoas para usar os equipamentos e atender as pessoas doentes.

"Agora vai ter de poupar o sistema de saúde. Não é hora de sobrecarregar o sistema, seja em nome do que for. É hora de aguardar, vamos ver como essa semana vai se comportar e nós vamos ter nesta semana a discussão dentro da saúde para achar os parâmetros. Ainda não dá para falar 'libera todo mundo para sair' porque a gente não está conseguindo chegar com o equipamento como a gente precisa. Se sair andando todo mundo de uma vez, vai faltar (atendimento) para rico e pobre”, disse o ministro.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia programação de 2026 da Estação Hub com workshop de Introdução à Impressão 3D

2.

Prefeitura inicia mais uma frente de obras de asfalto, agora na Vila Guaíra

3.

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam licitação de R$ 16 milhões para pavimentar vilas de PG

4.

Polícia Civil apreende fuzil e outras armas durante operação em Castro 

5.

Casal é pego fazendo sexo oral na frente das pessoas em praia lotada; veja o vídeo

6.

Jovem diz a polícia que suposto artefato explosivo era enfeite feito com materiais recicláveis

7.

Schumacher assume como técnico interino da equipe principal do Operário

8.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

9.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

10.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia