Órgãos de Geovana poderão beneficiar ao menos sete pessoas

Ao menos sete pessoas poderão ser beneficiadas com os órgãos doados pela família da menina Geovana dos Santos Wilczeski, de 10 anos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Ela foi atingida na cabeça por um disparo de arma de fogo na madrugada de segunda-feira (22) quando brincava em uma loja de conveniências em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
Diante do falecimento, a família, em conversa com a equipe do hospital, decidiu realizar a doação dos órgãos de Geovana, para salvar outras vidas. Essa decisão permite que a história de Geovana não se encerre com esse trágico incidente, mas continue a fazer a diferença ao salvar outras pessoas.
Segundo a Sesa, foram doados os dois rins, fígado, coração, e córneas. A captação dos órgãos foi na manhã deste sábado (27).
A secretaria informou que o fígado foi enviado para um receptor de outro estado e os rins estão aguardando um exame de compatibilidade.
As valvas cardíacas, que poderão ajudar até duas pessoas, e as córneas foram encaminhadas para os bancos de tecido para processamento e avaliação. Em seguida, elas serão distribuídas para os receptores.