Agora1

OMS alerta para novo vírus descoberto na China com potencial de pandemia

30 de junho de 2020 - 07:24
Divulgação

Porcos são os hospedeiros desse novo vírus, batizado de G4 EA H1N1. A nova cepa de vírus é semelhante ao da gripe suína de 2009. Embora as vacinas atuais não protejam contra o G4 EA H1N1, é possível que sejam feitas adaptações para garantir a imunização.

Uma cepa do vírus da gripe suína se tornou predominante em porcos na China e tem potencial para se espalhar para os seres humanos e se tornar outra pandemia, afirmam os pesquisadores.

Especialistas da Academia Chinesa de Ciências dizem que os porcos são um “principal hospedeiro intermediário” ou “vaso de mistura” para vírus que se espalham de animais selvagens para humanos.

A equipe de pesquisa chinesa estuda surtos de gripe suína em fazendas de suínos em todo o país e afirma que a última cepa pode passar para os seres humanos.Confirma-se que apenas duas pessoas pegaram o vírus, apelidado de G4 EA H1N1, desde o primeiro surto em 2016, mas os pesquisadores dizem que ele é ‘altamente adaptado’ para infectar seres humanos.

‘O controle dos vírus G4 EA H1N1 predominantes em porcos e o monitoramento rigoroso das populações de suínos devem ser prontamente implementados.’ Os resultados foram publicados na revista Proceedings da National Academy of Sciences .

Fonte: Daily Mail

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.