Agora1

Médico atende crianças com jaleco especial e ganha elogios no Paraná

20 de dezembro de 2018 - 06:55
Imagem e informações/ Prefeitura de Paranaguá

O profissional está sendo elogiado por pais nas redes sociais e fora delas. Medida facilita atendimento e também o tratamento. 

O médico Jhonatan Aredes, da Secretaria Municipal de Saúde, que atua no Pronto Atendimento (UPA), vem chamando atenção pela abordagem que adota com as crianças. Vestindo jalecos especiais com ilustrações de heróis e heroínas como Super Homem, Batman, Hulk e até da Frozen e da Ladybug, ele recebe elogios dos pais, inclusive nas redes sociais.

Foi o caso de Ana Povala, que em sua conta no Facebook falou sobre o atendimento do médico. “Tava vestido de Super Homem para distrair as crianças e disse que já foi de Frozen e Ladybug. Pediu exames e uma medicação injetável, na mesma hora aplicaram a injeção e colheram o sangue. Então fica aqui meu agradecimento, que Deus abençoe cada um de vocês do UPA”, comentou a mãe, que como se vê também elogiou a agilidade no atendimento.

Em seu comentário Ana Povala disse também que “assim como muitos reclamam, que também é direito, venho aqui falar e muito bem do atendimento do UPA”. “Minha filha ontem estava com quase 40 graus de febre. Cheguei lá em menos de 5 minutos chamaram pra triagem e mal saí da triagem o médico chamou. Dr. Jhonatan Aredes, meu agradecimento!! Excelente médico, virou minha filha do avesso. Super atencioso”, completou a mãe.

Vários comentários com outros elogios ao médico e ao atendimento foram postados. É o caso de Josines Bitencourt Conceição. “Pra criticar são muitos. Pra elogiar, poucos. E muitos saem bem atendidos e com seus problemas se não resolvidos, mas feito o possível pra resolvê-los e mesmo assim é só críticas em cima de críticas. Que bom que tem alguém que reconhece”, destacou a usuária.

O médico afirma que está gostando da repercussão que vem tendo. “A gente fica feliz pelo reconhecimento e talvez até inspire os novos médicos a terem menos vergonha e mais coragem pra encarar o mundo infantil com menos dor e mais fantasia”, declara Jhonatan Aredes, que é natural de Rondônia, presta serviço há mais de 6 anos em Paranaguá e está fazendo especialização em Pediatria, em São Paulo.

Na opinião de Aredes a abordagem “ajuda bastante”. “Porque tira um pouco do peso daquele ambiente nosocomial que é uma unidade de saúde. Quando os pequeninos veem alguém vestido de uma cor que não é o branco o impacto é menor quando entram no consultório. E quando reconhecem o personagem, já se identificam. Ao abordar no primeiro contato já uso a personificação do herói ou heroína pra tentar trazer a criança pro meu lado”, comenta o médico.

Quando a situação é um pouco mais grave o médico utiliza de artifícios específicos. “Até em emergências, como na sala de suturas, conseguimos quebrar o gelo, pois já brincamos dizendo que o super herói ou a princesa veio pra ajudar a resolver o problema ou tirar a dor naquele momento”, explica.

De acordo com Aredes “o tratamento é bastante privilegiado também”. “Muitas dessas crianças, às vezes, tem dificuldade de iniciar um tratamento, seja por medo ou porque simplesmente não gostam de tomar os remédios, como qualquer criança normal. Aí entramos com a parte lúdica, dizendo que não são remédios e sim fórmulas secretas, que vão fazer a criança ficar mais forte e sarar mais rápido”, revela o médico.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, elogia a atuação do médico e afirma que é de atitudes como as que ele vem tendo que o sistema público precisa. “A saúde precisa de um atendimento humanizado, que trata o paciente de forma personalizada e carinhosa. Esse cuidado que o Dr. Jhonatan está tendo com essas crianças na UPA, ao se vestir de super herói, faz toda a diferença. Tenho que parabenizar pela iniciativa e espero que outros servidores também tenham comportamento semelhante”, declarou a secretária.

A redução do tempo de espera para atendimento na UPA é destacado também pela secretária Lígia. “Temos que comemorar essa conquista. O prefeito Marcelo Roque determinou que fossem feitos os investimentos necessários para que nossa população que precisa de atendimento de urgência e emergência tivesse uma realidade melho. Contratamos mais médicos, mais equipe de enfermagem e fizemos investimentos em infraestrutura. Hoje os resultados positivos estão aparecendo”, declarou a secretária municipal de Saúde.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.