Agora1

Mães recebem mimos na UTI Neonatal e Maternidade do HU

13 de maio de 2019 - 10:29
por Aline Jasper

Para algumas mulheres, este Dia das Mães não foi bem como elas imaginavam.

No Hospital Universitário (HU-UEPG), oito mães passaram o domingo cuidando de seus presentes mais preciosos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Para tornar o dia mais alegre e proporcionar uma lembrança bonita, a equipe da UTI Neo preparou um mimo bastante carinhoso: os pezinhos de todos os bebês internados nesse dia.

A enfermeira coordenadora da UTI Neonatal e Pediátrica Juliana Estefanski diz que todos os anos a equipe procura trazer uma lembrança especial para quem passa o Dia das Mães com um bebê em cuidados intensivos. “A ideia é aliviar o sofrimento, descontrair o ambiente pesado da UTI e alegrar as mães. Queremos que as famílias se sintam valorizadas e parte da equipe da UTI”, destaca Juliana.

“Como os filhos ainda não podem fazer homenagens para as mães, então trazemos esse mimo”, conta a enfermeira Michelli Meister, que encabeçou a iniciativa de, neste ano, distribuir pezinhos de sabonete e cartões com o carimbo dos pés do bebê. “O tamanho dos pés é o que mais chama a atenção na UTI Neonatal: eles são todos pequeninos”.

Com isso em mente, a equipe resolveu eternizar esse detalhe em um presente de Dia das Mães. Todo o processo de carimbo foi feito de forma cuidadosa, respeitando métodos que evitam as infecções cruzadas, já que os bebês estão em situações de cuidado intensivo de saúde. As mães que trabalham na equipe da UTI também ganharam uma lembrancinha, para valorizar essas mulheres que estão longe dos filhos na data e se dedicam, com todo amor e carinho, para cuidar dos filhos de outras mulheres.

Acompanhando o pequeno Thiago há três semanas na UTI Neonatal, Dalva da Cruz diz que espera com ansiedade o momento de levá-lo para casa e passar mais tempo com sua outra filha. “A gente quer ir logo para casa, é claro, mas sabemos que o tempo que ele passa aqui é para ficar mais forte e melhorar cada dia mais”, conta.

Para Dalva, o presente de Dia das Mães chegou mais cedo: nessa semana, Thiago saiu da incubadora para o bercinho aberto. Com essa evolução, ela pôde segurar no colo e  amamentar pela primeira vez o bebê. “Esse é meu presente: ver ele bem e cada dia melhor”.

 Maternidade e Centro Obstétrico

Para as mães que ganham seus filhos nesta data especial, a equipe da Maternidade e do Centro Obstétrico preparou, também, uma recordação dos pezinhos tão pequenos de quem acabou de chegar  ao mundo. De sexta até domingo, todas as mães ganharam um carimbo dos pés de seus bebês, para recordar esse dia com carinho.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.