Agora1

Klabin apoia Terras Indígenas de Ortigueira e Cooperativas de reciclagem no combate ao Coronavírus

9 de outubro de 2020 - 06:38
Divulgação

A empresa fez a doação de álcool em gel, testes e máscaras de proteção do projeto Contagiando Sorrisos

As iniciativas de apoio às áreas de saúde e assistência social da Klabin se mantém ativas no estado do Paraná para combate ao Coronavírus, principalmente, nas comunidades próximas da operação da companhia na região dos Campos Gerais. As Terras Indígenas Queimadas e Mococa, em Ortigueira, receberam 650 máscaras reutilizáveis, de tecido, que são parte do projeto Contagiando Sorrisos e trazem ilustrações de sorrisos estampados por artistas.

As duas comunidades indígenas também receberam cerca de 440 litros de álcool em gel. Na Terra Indígena Queimadas foram realizados mais de 240 testes de detecção do novo Coronavírus, do tipo “PCR”. Os resultados ajudarão as lideranças a entender o contexto de cada aldeia e a prever medidas de combate à disseminação do vírus. As ações foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ortigueira, autorizadas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul, pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pelas lideranças indígenas. Os profissionais de saúde da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) acompanharam as ações nas comunidades e a instituição também mantém, em cada uma dessas comunidades, postos de saúde com médicos, enfermeiros e agentes de saúde.

Para Renato Pereira, indígena e cirurgião dentista que atua nas duas Terras Indígenas, a ajuda chegou em um momento muito importante. “Com essa mobilização, tivemos a colaboração de todos. Estamos no posto de saúde, fazendo o monitoramento de toda a comunidade, mesmo assim é difícil dar conta. E com essa parceria e alinhamento com as lideranças indígenas, o projeto foi bem aceito pelas comunidades e tivemos apoio para ir até as casas, buscar quem estava precisando, fazer os testes e controlar a situação”.

Cerca de 320 máscaras do projeto Contagiando Sorrisos também foram entregues para as cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos que integram os seis municípios do Consórcio Caminhos do Tibagi. A ideia do projeto é transmitir uma mensagem de alegria, positividade e esperança, incentivando o uso das máscaras no dia a dia. Com essas doações no Paraná, a Klabin totaliza a entrega de 2 mil máscaras personalizadas do projeto Contagiando Sorrisos, que incluiu também comunidades e cooperativas nas cidades de São Paulo, Recife e Goiana (PE).

“Mantemos nossa atuação de empresa cidadã, acreditando que cada atitude conta e faz a diferença na prevenção ao Coronavírus. A parceria com o Contagiando Sorrisos é mais um exemplo da nossa caminhada ao lado da sociedade, buscando maneiras de continuar incentivando o uso das máscaras e a reforçar a importante mensagem de que não é hora de baixar a guarda, de uma maneira leve e solidária transmitida por meio do sorriso”, diz Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

As doações foram realizadas em parceria com o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à COVID-19 (COMCOVID), formado por membros da Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, da 21ª Regional de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, do Instituto Doutor Feitosa, do Hospital Moura e da Klabin.

da assessoria

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.