Agora1

HU recebe equipamento de simulação para treinamento e capacitação da equipe

15 de fevereiro de 2019 - 10:56
por Aline Jasper

Na quarta-feira (13), o Hospital Universitário (HU-UEPG) recebeu dois manequins simuladores de situações de emergência para contribuir com a formação e treinamento dos profissionais da saúde. Os equipamentos têm uma tecnologia realista e interativa, representando pacientes e simulando condições diversas de saúde.

“Esse equipamento auxiliará nas capacitações e treinamentos, possibilitando treinar habilidades nos simuladores, dando maior segurança para realizar procedimentos nos pacientes”, destaca a enfermeira Melina Lopes Lima, coordenadora do Centro de Simulação Realística do HU-UEPG. São dois manequins simuladores, um adulto e um pediátrico.

É possível simular diversas situações de atendimento adulto e pediátrico, desafiando as habilidades de raciocínio clínico da equipe em treinamento. As simulações são operadas por um tablet, onde são criados cenários de atendimento, podendo ser feitas alterações em tempo real e modificadas as reações às medidas tomadas pela equipe, de acordo com a intenção de aprendizagem.

A coordenadora da Educação Continuada do HU-UEPG, Lígia Nicodemo, ressalta a importância da simulação realista para o treinamento e formação dos profissionais da saúde, já que esse tipo de treinamento oferece um cenário que prepara o profissional para quando se deparar com um caso semelhante. Segundo ela, a simulação realista “oferece um ambiente seguro para aprender e aplicar na prática os conhecimentos teóricos, com a oportunidade de rever os erros sem causar danos ao paciente”.

Como conta a coordenadora Melina, esses simuladores têm a possibilidade de realizar procedimentos complexos, como a reanimação cardiopulmonar, intubação orotraqueal, uso de via aérea avançada, desfibrilação e simulação de diversas arritmias. Além disso, eles emitem voz e têm a possibilidade de ausculta pulmonar, cardíaca e abdominal e mudanças nas pupilas.

da assessoria

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.