CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Saúde

HU realiza mutirões de cirurgias de sling e próteses de quadril

29 de Abril de 2019 às 16:30

por Aline Jasper

No sábado, 27, o Hospital Universitário (HU-UEPG) realizou dois mutirões de cirurgias: de colocação de próteses de quadril e de implantes de sling. Nos mutirões, foram feitos cinco procedimentos de artroplastia de quadril e sete procedimentos de correção de incontinência urinária.

O objetivo destes mutirões é agilizar a espera por cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como conta a enfermeira Caroline Simionato Zander, chefe do Centro Cirúrgico do HU, "com os mutirões, conseguimos dobrar o número de cirurgias realizadas por mês: no caso das próteses de quadril, ao invés de atender a dez pacientes, conseguimos colocar 18 próteses por mês".

O professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG e diretor do Conselho Administrativo do HU, destaca a importância dos mutirões para beneficiar os pacientes e a comunidade. “Os mutirões constituem uma medida de incentivo à diminuição da fila de espera para cirurgias e procedimentos". Segundo ele, a iniciativa foi da Secretaria de Saúde, com a adesão do HU, motivada pela oportunidade de propiciar ainda mais serviços em saúde, com qualidade e otimizando os horários disponíveis no hospital. "Com a parceria entre SESA, SETI, UEPG e HU e com a valorosa participação das equipes profissionais, apoio e administrativas, cria se uma grande corrente de benefícios para a população carente de atendimentos", complementa. "O HU não pára, sábado também é dia de trabalho“.

Já foram realizados no HU, neste ano, oito mutirões de cirurgias. Foram dois mutirões de próteses de quadril, quatro mutirões de sling e dois mutirões de cirurgias de varizes. Nesse formato, a equipe cirúrgica é dobrada, segundo Caroline, e são preparadas de duas a três salas por especialidade. "Enquanto a equipe médica inicia a cirurgia em uma das salas, outra sala já é preparada, com o material cirúrgico organizado, disposição da equipe de instrumentadores e circulantes e posicionamento do paciente na mesa cirúrgica", conta.

As cirurgias de próteses de quadril foram realizadas pelo médico Luis Felipe Vilas Boas, e os implantes de sling, pelo médico Paulo Pauli, acompanhados da equipe multidisciplinar e residentes. Além dos mutirões de cirurgias, foram feitos ainda os atendimentos de exames de ressonância magnética de 12 pacientes de toda a região dos Campos Gerais, e também 18 biópsias de mama e de tireóide guiadas por ultrassom.

Projeto Saúde da Mulher


Os mutirões de cirurgias de sling procuram atender a um vazio na assistência de saúde pública na região. São realizados por meio do Projeto Saúde da Mulher, que é uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Hospital Universitário, Rotary Clube e Ministério Público Federal. O Hospital Universitário fornece a estrutura hospitalar e profissional, e o Rotary, por meio do Ministério Público, providencia a tela para o procedimento, que não é fornecida pelo SUS.


Por meio do projeto, entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2019 foram realizadas 228 cirurgias ginecológicas, das quais 139 foram implantes de sling. Segundo o professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG, o projeto teve uma abrangência maior do que a inicialmente proposta. A seleção das pacientes no ambulatório de cirurgia ginecológica, com mais de 800 consultas, acabou mostrando que havia outras complicações cirúrgicas a ser atendidas.


Assim, foi aberta uma demanda para outras cirurgias ginecológicas, que são atendidas às segundas-feiras por ginecologistas do HU. Algumas das mulheres que estão sendo atendidas pelo projeto esperavam há dez anos pelos procedimentos cirúrgicos.


Sobre a artroplastia de quadril e implantes de sling


A artroplastia de quadril é uma cirurgia que substitui ossos e cartilagens lesionados por uma prótese. É um procedimento realizado quando outros tratamentos conservadores não surtem efeito no controle da dor e retorno da mobilidade do quadril.


Para as mulheres com incontinência urinária, há a possibilidade de inserir uma tela de polipropileno (sling) abaixo da uretra, que aumenta a capacidade de segurar a urina . É um procedimento simples e rápido, realizado em uma cirurgia breve com anestesia local ou epidural.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

2.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

3.

Adolescente leva tiro no pé em tentativa de homicídio, em PG 

4.

Operário vence o Azuriz fora de casa e garante vaga na semifinal do Paranaense 

5.

Três irmãos morrem após colisão entre carro e caminhão no Paraná

6.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

7.

"É o Amor" tomou conta do Verão Maior com Zezé Di Camargo&Luciano, mesmo debaixo de chuva

8.

Lula diz em evento do PT que eleição será guerra: “não tem mais lulinha paz e amor” 

9.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

10.

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia