CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Hérnia de disco afeta mais de 5,4 milhões de brasileiros

12 de Outubro de 2022 às 07:17

Hérnia de disco afeta mais de 5,4 milhões de brasileiros
Cirurgia endoscópica da coluna é realizada por vídeo com dano mínimo às estruturas da coluna e musculatura. Incisão é de 0,5 cm fechada com apenas um ponto. Foto: André Kazé / Comunicore
A hérnia de disco afeta cerca de 5,4 milhões de brasileiros, principalmente entre os 25 e 50 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O problema na coluna pode comprimir as terminações nervosas da medula espinhal, causando dor, fraqueza e formigamento nos membros.

Segundo o médico ortopedista especialista em cirurgia da coluna, Dr. Antônio Krieger, na maioria dos casos, a predisposição genética é responsável pelo enfraquecimento do disco, seguida pelo envelhecimento, sedentarismo, obesidade e também pelo tabagismo. Má postura e levantar pesos de forma incorreta também podem prejudicar a coluna, contribuindo para a formação de uma hérnia de disco. As áreas mais afetadas são a região lombar e cervical, pois carregam mais carga e são mais suscetíveis ao movimento.

"O disco é uma estrutura de cartilagem que funciona como amortecedor entre as vértebras da coluna. Quando o anel dele se rompe ou deforma e comprime as estruturas nervosas, nós temos uma hérnia de disco", explica o cirurgião. "Essa compressão pode causar dor nas costas, no pescoço, dormência dos membros e em casos mais graves até mesmo a perda de sensibilidade ou déficit neurológico, sendo estes casos elegíveis para o tratamento cirúrgico", complementa o especialista.

Tratamentos através da pele - Conhecidos como procedimentos percutâneos, essas técnicas são realizadas usando agulhas ou cânulas, colocadas em pontos específicos da coluna com o auxílio de radioscopia, sem cortes ou com cortes muito pequenos, de poucos milímetros. Essas técnicas podem ser utilizadas para tratar outras patologias que afetam a coluna além da hérnia de disco, como a artrose, desgaste dos discos e até alguns tipos de fratura.

"Os procedimentos percutâneos como a rizotomia, o bloqueio neural e a denervação facetária por radiofrequência permitem que realizemos procedimentos com anestesia local sem a utilização de cortes, sangramento ou implantes", explica Krieger.

Cirurgia endoscópica da coluna - Quando o tratamento conservador falha, o paciente é orientado sobre as melhores opções cirúrgicas. Hoje,

segundo o especialista, é possível ter alta no mesmo dia do procedimento. A cirurgia endoscópica da coluna é reconhecida como "técnica padrão ouro" para o tratamento de hérnias de disco lombares. O procedimento é realizado por meio de vídeo com uso de instrumentos de alta precisão, possibilitando a remoção da cartilagem do disco herniado, o que descomprime e alivia a pressão no nervo.

"Atualmente é possível tratar a hérnia de disco por meio de cirurgia minimamente invasiva, realizada com pequeno corte e uso de câmera de vídeo, o que facilita a retirada da hérnia com o mínimo de agressão às estruturas do corpo. Isso permite que o paciente tenha alta e vá para a casa no mesmo dia do procedimento", explica o cirurgião.

O uso do endoscópio associado a uma câmera é similar ao uso do equipamento em cirurgias abdominais e na artroscopia de joelho e ombro. O cirurgião acessa e remove a hérnia de disco com dano mínimo às estruturas da coluna e musculatura através de uma incisão de 0,5 cm, que é fechada com um ponto e recebe um pequeno curativo.

Quais são outras vantagens para os pacientes?

De acordo com o especialista, o objetivo do tratamento da hérnia de disco, seja conservador ou cirúrgico, é a qualidade de vida do paciente. Além da recuperação mais rápida, os pacientes são orientados a não descartar a prática de atividades físicas. Exercícios regulares previnem dores nas costas, uma vez que fortalecem o "escudo muscular" que estabiliza a coluna.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Após 59 dias na UTI, advogada que salvou família em incêndio no PR acorda de coma e se comunica com familiares

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

2.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

3.

Ecossistema de Inovação impulsiona crescimento do setor de tecnologia em Ponta Grossa

4.

Ação conjunta prende donos de padaria usada de faxada para tráfico de drogas em   PG 

5.

Emendas parlamentares serão pagas em até seis parcelas iguais em 2026

6.

Corinthians e Vasco avançam nos pênaltis e decidem a Copa do Brasil

7.

“Perdi o uso das mãos”; diz Lulu Santos sobre doença autoimune

8.

Após 59 dias na UTI, advogada que salvou família em incêndio no PR acorda de coma e se comunica com familiares

9.

Asfalto no Borsato está a caminho

10.

Amor que acolhe: famílias abrem seus lares e corações para crianças em Ponta Grossa

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia