CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Estado transporta fígado de Santa Catarina para a RMC em apenas 30 minutos

11 de Janeiro de 2023 às 16:07

Estado transporta fígado de Santa Catarina para a RMC em apenas 30 minutos
Foto: Casa Militar
Este é o terceiro transporte aéreo de órgãos realizado no Paraná nestes primeiros 11 dias de 2023. A rapidez em deslocamentos como esse é fundamental para garantir o sucesso dos transplantes devido à conservação dos órgãos. No caso do fígado, o transplante precisa ocorrer em no máximo em 12 horas.

Uma aeronave cedida pela Casa Militar do Paraná foi crucial para garantir o transplante de um fígado a um paciente na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) nesta quarta-feira (11). O órgão foi transportado em apenas 30 minutos de um hospital no Litoral de Santa Catarina diretamente para o centro cirúrgico de outra instituição de saúde próxima da capital paranaense.

Este é o terceiro transporte aéreo de órgãos realizado no Paraná nestes primeiros 11 dias de 2023 – o primeiro ajudou a buscar um órgão em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. A rapidez em deslocamentos como esse é fundamental para garantir o sucesso dos transplantes devido à conservação dos órgãos. No caso do fígado, o transplante precisa ocorrer em no máximo em 12 horas.

Na avaliação do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a atuação integrada entre os diferentes setores do poder público e os profissionais da área é fundamental para garantir os bons números do Paraná. “A Secretaria da Saúde, a Central de Transplantes, as aeronaves estaduais que agilizam esse processo, além dos médicos e enfermeiros envolvidos são fundamentais nesse processo”, afirmou.

“É mais um órgão que chegou para atender a vida de um paranaense, assim como a vida de pessoas de outros estados que são salvas por órgãos levados do Paraná. O SUS é uma rede e é preciso agradecer todos os envolvidos que fazem ele funcionar no Paraná”, complementou o chefe da Casa Militar, que administra a frota, Sérgio Vieira Benício.

EXEMPLO PARA O PAÍS – Atualmente, o Sistema Estadual de Transplantes (SET) do Paraná conta com os veículos da Central Estadual de Transplantes, além de um veículo em cada Organização de Procura de Órgãos (OPO), localizados em Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá. A estrutura conta com uma equipe de motoristas na capital, além do apoio da rede de transporte das Regionais de Saúde no Interior do Estado e de aeronaves, como no caso da unidade da Casa Militar, que permanecem à disposição para garantir a agilidade nos deslocamentos quando necessário.

O modelo de gestão estadual fez com que o Paraná se tornasse referência nacional no transplante de órgãos. Nos últimos quatro anos, foram realizadas 362 missões aéreas de transporte, que somam mais de mil horas de voo. Só em 2022, foram 218 horas de voo em 79 missões.

De acordo com o último relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), entidade nacional que faz o levantamento desses números, de janeiro a setembro de 2022, o Paraná registrou 40,3 doações de órgãos por milhão de população (pmp), enquanto a média nacional é de 16,4 pmp. O volume faz do Estado o segundo colocado entre do Brasil com melhor índice de doações.

O Paraná é líder no transplante de rim, com indicador de 40,1 pmp, e fica com a vice-liderança no transplante de fígado, com 26,3 pmp. Nos dois casos, as médias nacionais são de 23,9 pmp e 9,9 pmp respectivamente. O Estado ainda aparece entre as seis unidades da Federação que mais fizeram transplantes de pâncreas (0,7 pmp), pulmão (0,1 pmp), medula óssea (31,5 pmp) e córnea (81,1 pmp).
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Santa Casa de Ponta Grossa realiza a primeira cirurgia robótica da região 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

2.

Santa Casa de Ponta Grossa realiza a primeira cirurgia robótica da região 

3.

Vencedores dos sorteios: Nota PG e IPTU Premiado

4.

Irmãos de 4 anos morre afogados em piscina  

5.

Adolescente de 15 anos é assassinado a facadas dentro de carro de aplicativo no Paraná

6.

Filha de Lindomar Castilho diz que ele morreu em vida ao matar a mãe dela

7.

Restaurante Popular de Ponta Grossa oferece almoço especial de Natal

8.

É TETRA! Corinthians volta a conquistar a Copa do Brasil

9.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

10.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia