CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Saúde

Escolas recebem orientações de prevenção contra o Coronavirus

12 de Março de 2020 às 14:47

Trabalho feito em conjunto entre a Educação e a Fundação Municipal de Saúde levou informações sobre o COVID-19 para as diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais. Escolas estão recebendo cartazes de orientação.

As diretoras, coordenadoras pedagógicas e equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação estão recebendo orientações a respeito da prevenção contra o Corona vírus (Covid-19), já considerada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A ação foi realizada pela SME em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, durante encontro da Educação para a construção do Plano Político-Pedagógico (PPP) das escolas municipais.

A coordenadora de vigilância epidemiológica da FMS, Caroliny Stocco, conversou com as profissionais. “Viemos para falar um pouco para a Educação a respeito do Coronavirus e comentar sobre como está o panorama em Ponta Grossa e no Brasil. A transmissão é como quaisquer outros vírus causadores de gripe, e inclusive, seus sintomas são parecidos. A transmissão é de forma respiratória, por meio do espirro, da tosse, ou do contato com algum objeto que tenha sido tocado por alguém com o vírus. As principais medidas de prevenção são a lavagem das mãos e o uso do álcool gel, bem como deixar os ambientes ventilados”, relata a enfermeira.

Além da conversa com as profissionais da Educação, as unidades escolares receberam cartazes informativos sobre o Coronavirus para que sejam afixados para informação aos pais e alunos. A secretária da pasta, professora Esméria Saveli, orientou que os professores trabalhem o tema com alunos de todas as idades, observando de perto a principal forma de prevenção – a higienização das mãos na entrada das escolas e também ao longo do dia.

“A escola é um dos principais locais onde a população pode ter acesso a informações de qualidade sobre vários assuntos, inclusive sobre a saúde. Os professores têm o dever de estar informados para oferecer conteúdo verdadeiro, científico, para as crianças e a Secretaria de Educação também está fazendo a sua parte para apoiar este processo. Crianças bem informadas e preparadas informam seus pais e ajudam o município a mostrar para as famílias como agir em situações como esta”, observa Esméria.

O que fazer na escola?
Em caso de suspeita de infecção pelo Coronavirus, as escolas e CMEIs devem comunicar os pais para que levem a criança para uma Unidade Básica de Saúde. “Todos os locais estão preparados para atender os casos suspeitos”, anota a enfermeira Caroliny Stocco.

Pais
Em casa, os cuidados também devem ser adotados pelos familiares. Ao chegar, as mãos e rosto devem ser lavadas com água e sabão. A prática deve ser realizada também ao longo do dia e deve ser evitado o contato das mãos com a boca, rosto e olhos. A tosse e o espirro devem ser feitos contra o antebraço para evitar o lançamento de gotículas próximo de outras pessoas.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia