Agora1

Ciclo da Reciclagem – Ponta Grossa possui 151 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)

5 de junho de 2020 - 10:49

Atualmente, além da Coleta Porta-a-Porta em aproximadamente 80% da cidade, a população conta ainda com 151 PEVs de materiais recicláveis em Ponta Grossa.

A PGA – Ponta Grossa Ambiental S/A realiza diariamente a coleta de mais de 290 toneladas de resíduos urbanos que são encaminhados para Aterro Sanitário. No meio desses resíduos, ainda há diversos vestígios de materiais recicláveis, que não são separados dos materiais orgâncios e, portanto, são perdidos.

É preciso lembrar que há coleta seletiva de materiais recicláveis em formato porta-a-porta (aquela que passa em frente as casas e retira os resíduos diretamente das lixeiras) em praticamente 80% da área do município. Mas pensando em oferecer um serviço universal, foram implantados 151 Pontos de Entrega Voluntários (PEVs), que estão dispostos por toda a cidade, inclusive nas áreas centrais também atendidas pelo porta-a-porta.

Decomposição

O Ciclo da Reciclagem consiste basicamente em dar vida nova aos materiais que já foram utilizados e tem potencial em se transformar em outros. O principal objetivo é reduzir a exploração de matérias primas, reduzir o volume de resíduos em aterros e melhorar a qualidade de vida das próximas gerações.

Confira o tempo de decomposição de alguns materiais comuns em nosso dia a dia:

  • Papeis: de 3 a 6 meses;
  • Cigarros: 5 anos;
  • Pilhas, baterias e latas de alumínio: de 100 a 500 anos;
  • Plásticos: mais de 400 anos;
  • Borrachas e Vidros: tempo indeterminado

Estatísticas

Segundo a matéria “Por que o Brasil ainda recicla tão pouco (e produz tanto lixo)?” da Revista Galileu, publicada em fevereiro de 2020, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo.

Apenas em 2018, 79 milhões de toneladas de lixo foram produzidar no Brasil, e no geral, segundo dados coletados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 3% do lixo brasileiro é reciclado.

Acesse quais são os locais onde se encontram as PEVs no site: www.pgambiental.com.br

Fonte: Assessoria
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.