Agora1

Vinícius Camargo quer proibir ‘ideologia de gênero’ em PG

10 de outubro de 2018 - 22:08

Vereador apresentou proposta de emenda à Lei Orgânica (LOM). Documento foi assinado por outros 19 parlamentares.

O vereador Vinícius Camargo (PMB) quer proibir de forma definitiva o que chama de “Ideologia de Gênero” nas escolas de Ponta Grossa. Com esse objetivo, o vereador apresentou uma proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) – além do próprio Vinícius, outros 19 parlamentares assinaram o documento que foi protocolado na Câmara Municipal no último dia 21 de setembro.

A proposta de Vinícius Camargo insere o artigo 171-A na LOM. O novo texto sugerido pelo vereador do PMB proíbe a “adoção, divulgação, realização ou organização de políticas de ensino, currículo escolar, disciplina obrigatória, complementar ou facultativa, ou ainda atividades culturais que tendam a aplicar a ideologia de gênero”. A sugestão é que a proposta passe a valer assim que aprovada e sancionada.

Na justificativa do projeto, Vinícius defende o argumento de que a aplicação da chamada ideologia de gênero não é cientificamente comprovada. “Para os defensores desta ideologia, não existe apenas o gênero masculino ou feminino, mas um espectro que pode ser livremente escolhido pelo indivíduo”, aponta o vereador. Na visão de Camargo, uma alteração na LOM afastaria a possibilidade definitivamente.

O vereador do PMB sustenta que a escola deve formar estudantes críticos e autônomos, mas sem doutrinação. Camargo diz ainda que não deve-se fazer com que o Estado defina o que é melhor para as crianças em matéria de Educação, em detrimento das famílias. “Além disso, a abordagem da ideologia de gênero é apenas uma hipótese, não é uma teoria científica comprovada e isso é admitido pelos próprios estudiosos do campo”, argumenta o parlamentar do PMB. A proposta ainda não tem data para ser levada ao Plenário da Câmara Municipal.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.