Viagem de Janja ao Japão não teve custos; diz Governo

Segundo a Secom, a primeira-dama voou em avião da FAB e não gastou com hospedagem
O Palácio do Planalto, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), esclareceu que a viagem de Janja Lula da Silva ao Japão não gerou custos para a administração pública. A primeira-dama viajou a Tóquio uma semana antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e sua presença na comitiva foi alvo de críticas por parte de adversários do governo.
Em nota enviada ao portal Poder360, a Secom informou que Janja embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhando a equipe precursora, que prepara a chegada do presidente ao país. No Diário Oficial da União (DOU), publicado na terça-feira (1), Janja foi listada como integrante da comitiva, com a rubrica “sem ônus”, indicando que não houve despesas para o governo.
Além de Janja, o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes, também teve sua participação registrada sem custos ao erário. A comitiva incluiu 23 pessoas, entre elas ministros, representantes de ministérios e centrais sindicais. A viagem gerou críticas da oposição, que questionou os gastos relacionados à primeira-dama, embora sua equipe tenha justificado a viagem antecipada como uma forma de economizar recursos.