Agora1

Vereadores rejeitam projeto que abria ‘caixa preta’ da VCG

25 de junho de 2019 - 07:17

A medida tinha como objetivo ampliar a transparência no município e seria implantada de forma gradativa.

O projeto do Executivo que possibilitava abrir a ‘caixa preta’ da movimentação financeira da concessionária do transporte público, a Viação Campos Gerais (VCG), acabou rejeitado pelo plenário da Câmara, na sessão de segunda-feira (24).

A proposta criava o Fundo Municipal do Transporte Coletivo Urbano de Ponta Grossa, que possibilitaria à Prefeitura assumir toda a gestão de vendas de passagens.

Com 15 votos favoráveis, 07 contrários e uma abstenção, do vereador Eduardo Kalinoski (PSDB), a oposição conseguiu derrubar o projeto, que precisava de 16 votos a favor (dois terços do plenário).

As informações são do Blog do Doc.com

A prefeitura já tinha anunciado que pretendia assumir a gestão das vendas de passagens do transporte coletivo no município. A medida tinha como objetivo ampliar a transparência do sistema e seria implantada de forma gradativa, através de uma comissão de transição. Na ocasião durante coletiva de imprensa, o prefeito Marcelo Rangel comentava sobre a importância da ação e havia assinado o decreto que criava uma comissão responsável pela transição do sistema de venda de passagens ao município.

Na prática, esse é o primeiro passo para que a Prefeitura possa gerenciar as transações e tenha acesso total aos dados, que serão divulgados aos cidadãos através do Portal da Transparência.

“Esse é o maior programa de transparência do transporte público de toda a nossa história.  Serão abertos todos os dados da movimentação do sistema de bilhetagem para os cidadãos, através do nosso Portal da Transparência”, declara.

“Além disso, ao assumir esse serviço, nós também poderemos promover ações de fomento ao uso do transporte coletivo junto às empresas e medidas como a inclusão da compra de vales-transporte por meio do cartão de crédito, situações que podem trazer um impacto muito positivo para o transporte da cidade”, completa Rangel.

Na oportunidade, o Presidente da Câmara de Vereadores Daniel Milla, comentava que se o projeto fosse aprovado, seria uma vitória para população.

“Uma Vitória para a população da região de Ponta Grossa; a quebra da ‘caixa preta’ da VCG! Foi assinado o decreto que efetiva a quebra da ‘caixa preta’ da VCG, e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa PR passa a assumir de forma integral os serviços de bilhetagem e transporte público”, disse Milla, quando o projeto foi assinado.

Saiba quais vereadores votaram contra e a favor;

Favoráveis (15)

Celso Cieslak (PRTB)

Daniel Milla (PV)

Divo (PSC)

Mingo Menezes (DEM)

Pastor Ezequiel (PRB)

Felipe Passos (PSDB)

João Florenal (Pode)

Jorge da Farmácia (PDT)

Dr. Zeca (PPS)

Paulo Balansin (Pode)

Rogério Mioduski (PPS)

Professora Rose (PSB)

Rudolf Polaco (PPS)

Sebastião Mainardes Junior (DEM)

Vinícius Camargo (PMB)

Contrários (07)

George de Oliveira (PMN)

Geraldo Stocco (Rede)

Sargento Guiarone (Pros)

Magno Zanellato (PDT)

Pietro Arnaud (Rede)

Ricardo Zampieri (PSL)

Valtão (PP)

 

Abstenção (01)

Eduardo Kalinoski (PSDB)

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.