Agora1

Vale dos Trilhos lança edital sandbox para projetos inovadores

4 de novembro de 2021 - 15:05
Divulgação

Lançamento acontece na próxima terça-feira (16) no auditório B, no Cine Teatro Ópera, das 18h45 às 20h45, e é aberto ao público em geral

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da governança do ecossistema de inovação Vale dos Trilhos, com apoio do Sebrae/PR, vai lançar na próxima semana o edital do sandbox, que prevê a criação de ambientes regulatórios experimentais para desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e empreendedoras. Na prática, o sandbox regulatório permitirá que pequenas e grandes empresas realizem testes de projetos inovadores, que podem ser serviços, produtos ou soluções experimentais, com clientes reais. O lançamento acontece na próxima terça (16/11) no Cine Teatro Ópera, das 18h45 às 20h45, e é aberto ao público em geral, mediante inscrição gratuita.

“Com a regulamentação e lançamento do edital do sandbox, o Vale dos Trilhos alavanca o setor de inovação em Ponta Grossa, garantindo condições para aumentar a atração de investimentos e a taxa de sobrevivência e sucesso de soluções inovadoras. Negócios inovadores poderão receber autorizações temporárias de até dois anos para o desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e empreendedoras. Dessa forma, podem já realizar o teste das soluções antes que sejam retiradas todas as licenças e alvarás necessários para o pleno funcionamento de uma empresa”, explica a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani.

O evento de lançamento contará ainda com a apresentação de cases de sucesso para cidades inteligentes nas áreas da construção civil e varejo. A publicação do edital objetiva incentivar que diferentes segmentos da sociedade, como empresas, instituições de ensino e o próprio poder público adotem soluções e iniciativas inovadoras para resolver problemas ou agilizar processos. O diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Leonel Rodrigues, participará com a exposição do tema ‘Cidades Inteligentes’.

“Com o sandbox, abrimos as portas da nossa cidade para garantir o acesso a tecnologias inovadoras. Agora, Ponta Grossa funcionará como um grande laboratório onde as tecnologias serão testadas e validadas, tanto tecnicamente quanto pela população, tendo a possibilidade de serem aperfeiçoadas e replicadas. A inovação é o ponto central do nosso governo e o sandbox é mais uma ação para a construção de uma cidade inteligente e para nosso desenvolvimento sustentável”, pontua a prefeita, Elizabeth Schmidt.

Lançamento edital sandbox

Terça-feira – 16 de novembro

Das 18h45 às 20h45

Cine Teatro Ópera – Auditório B

Inscrições gratuitas aqui

Ambientes inovadores

O sandbox regulatório de Ponta Grossa está regulamentado através do Decreto Municipal nº 19.377/2021, prevendo ainda a consolidação de ambientes de inovação por meio de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas locais, instituições de Ciência e Tecnologia, entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação, e também organizações de direito privado com atividades de pesquisa e desenvolvimento que objetivem a geração de inovação.

O edital do sandbox de Ponta Grossa permitirá a participação de qualquer modelo de negócio inovador com potencial de promover ganhos de eficiência, redução de custos, vantagens para o município ou benefícios aos munícipes, como ampliação do acesso do público em geral a produtos e serviços. Além disso, também estão estabelecidos como critérios para participação que o proponente demonstre capacidade técnica para desenvolver a atividade pretendida e os administradores e sócios da empresa tenham ficha limpa de crimes contra a ordem econômica.

Ecossistema de Inovação
O Ecossistema de Inovação Vale dos Trilhos foi instituído por decreto municipal em abril deste ano, estabelecendo eixos para o desenvolvimento integral da atividade de inovação na administração municipal e em toda cidade de Ponta Grossa. Para divulgar informações, ações e eventos do ecossistema de inovação de Ponta Grossa, o Vale do Trilhos lançou o site oficial recentemente. No portal, é possível conferir o Mapa da Inovação, consultar e cadastrar eventos, conhecer mais sobre os eixos e objetivos do ecossistema, além dos projetos desenvolvidos na cidade que possuem a chancela do Vale dos Trilhos.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.