Agora1

TSE analisa processo de Jocelito Canto nesta quinta (01)

30 de novembro de 2022 - 12:10
Reprodução facebook

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para 1º de dezembro, às 10h, o julgamento do processo do comunicador Jocelito Canto (PSDB) que visa derrubar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que impugnou sua candidatura, por conta da ação feita pelo deputado Sandro Alex (PSD).

Jocelito Canto foi o mais votado em Ponta Grossa para deputado federal. Dos 74.348 mil votos que obteve, 55.694 mil foram dos eleitores da cidade. Jocelito venceu em Ponta Grossa os reeleitos Sandro Alex (PSD) (31.913 votos na cidade e Aliel Machado (PV), (20.833 na cidade).

Para assumir a vaga em Brasília, Jocelito precisa reverter no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o indeferimento de sua candidata pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER), resultado da ação de Sandro Alex (PSD). Se perder no TSE, Beto Richa (PSDB) ficará com a vaga. Richa fez votação menor que Jocelito, somou 64,8 mil votos.

O processo movido por Sandro Alex

Sandro utilizou um processo antigo em que Jocelito Canto foi condenado quando era prefeito de Ponta Grossa. A ação trata da utilização de policial militar como segurança particular. Jocelito foi condenado e ficou oito anos inelegível por conta desse processo.

A votação em PG

Jocelito Canto foi mais votado em Ponta Grossa para deputado federal, com 55.694 mil votos. Sandro Alex fez em Ponta Grossa 31.913 votos.

Na disputa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Mabel Canto foi a mais votada em Ponta Grossa, com 51.375 mil votos e o rival Marcelo Rangel obteve 31.131 votos na cidade.

Diante da derrota em Ponta Grossa, Rangel e Sandro demonstram preocupação com as eleições de 2024, visto que a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) tem desaprovação da cidade em relação ao governo.

E Aliel Machado (PV) obteve 20.833 em Ponta Grossa.

Na soma dos votos em demais cidades, Sandro Alex foi o mais votado, com 168.157 mil votos. Aliel Machado conquistou 94.839 mil votos.

Para a Alep, representando Ponta Grossa, Mabel Canto foi a mais votada com 70.215 votos. Rangel totalizou 42.002 votos.

Fonte: Mareli Martins

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.