Agora1

Trump ordena tarifa de 100% sobre filmes produzidos no exterior

5 de maio de 2025 - 14:44
Reprodução Twitter/X

Para ele, indústria cinematográfica dos EUA está morrendo rapidamente

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesse domingo (4) uma tarifa de 100% sobre os filmes produzidos fora do país,. Para ele, a indústria cinematográfica norte-americana está tendo uma “morte muito rápida” devido aos incentivos que outros países estão oferecendo para atrair cineastas.

O presidente norte-americano afirmou ainda que está autorizando os órgãos governamentais relevantes, como o Departamento de Comércio, a iniciar imediatamente o processo de imposição de uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos no exterior que são enviados para os Estados Unidos. “Queremos filmes produzidos na América de novo”!

O secretário de Comércio, Howard Lutnick, disse no X que está cuidado disso. Nem Lutnick nem Trump forneceram detalhes sobre como as tarifas serão implementadas.

A produção cinematográfica e televisiva tem saído de Hollywood há anos, indo para locais com incentivos fiscais que tornam as filmagens mais baratas.

Os governos de todo o mundo aumentaram os créditos e os descontos em dinheiro para atrair produções e capturar uma parcela maior dos US$ 248 bilhões que a Ampere Analysis prevê que serão gastos globalmente em 2025 para produzir conteúdo.

Todas as principais empresas de mídia, incluindo a Walt Disney, a Netflix e a Universal Pictures, filmam no exterior, em países como o Canadá e Reino Unido.

Hoje, os líderes da Austrália e da Nova Zelândia reagiram ao anúncio da tarifa de Trump, dizendo que defenderão seus setores locais. Alguns filmes de super-heróis da Marvel foram filmados na Austrália, enquanto a Nova Zelândia foi o cenário dos filmes “O Senhor dos Anéis”.

Em 2023, cerca de metade dos gastos dos produtores dos EUA em projetos de cinema e TV, com orçamentos de mais de US$ 40 milhões, foi para fora dos EUA, de acordo com a empresa de pesquisa ProdPro.

A produção de filmes e televisão caiu quase 40% na última década em Los Angeles, onde está Hollywood, de acordo com a FilmLA, uma organização sem fins lucrativos que acompanha a produção da região.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.