CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Trump ameaça encerrar laços comerciais com a China

14 de outubro de 2025 às 18:49

Publicidade
Trump ameaça encerrar laços comerciais com a China
Reprodução (arquivo)
Americano diz que pode parar de comprar de óleo de cozinha chinês

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que está considerando encerrar alguns laços comerciais com a China, inclusive em relação ao óleo de cozinha.  

"Acredito que o fato de a China propositalmente não comprar nossa soja e causar dificuldades para nossos produtores de soja é um ato economicamente hostil", afirmou.  

"Estamos considerando encerrar os negócios com a China relacionados ao óleo de cozinha e outros elementos do comércio, como retribuição", escreveu Trump nas mídias sociais.  

"Como exemplo, podemos facilmente produzir óleo de cozinha nós mesmos, não precisamos comprá-lo da China", acrescentou.  

Aumento das tensões   

As falas de Trump reforçam a escalada das tensões entre Estados Unidos e China, vista nos últimos dias.  

No domingo (12), a China acusou os Estados Unidos de terem "dois pesos e duas medidas" pela imposição de taxas sobre mercadorias chinesas importadas.   

Na sexta-feira (10), Trump criticou uma iniciativa chinesa de restringir a exportação de elementos ligados às terras raras. Em seguida, anunciou a imposição de uma tarifa de 100% sobre produtos importados da China a partir de 1º de novembro.   

Também no domingo, o Ministério do Comércio da China defendeu a legitimidade das novas restrições impostas à exportação de terras raras, assegurando que o impacto nas cadeias de abastecimento vai ser "muito limitado".  

As medidas são "uma ação legítima do governo chinês para afinar o sistema de controle das exportações em conformidade com as leis e os regulamentos", afirmou um porta-voz do Ministério do Comércio em comunicado.  

Pequim argumentou que as restrições têm como objetivo impedir que as terras raras e respectivos produtos de transformação sejam utilizados para produzir artigos militares ou de defesa, a fim de "defender a paz mundial, a estabilidade regional e cumprir as suas obrigações internacionais em matéria de não proliferação".  

 

Compartilhe:

Leia também

Câmara nos Bairros leva serviços gratuitos e atendimento à população na Vila Leila Maria no domingo

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Dia D de Multivacinação supera expectativas e aplica mais de 2,6 mil doses em Ponta Grossa

2.

GCM prende casal com revolveres e drogas em Ponta Grossa 

3.

Ponta Grossa sedia I Seminário Regional dos Campos Gerais sobre a População em Situação de Rua

4.

Justiça mantém suspensão de demissões em massa das Casas Bahia

5.

Justiça mantém suspensão de demissões em massa das Casas Bahia

6.

Ponta Grossa garante cinco vagas para a fase final dos Jogos Abertos do Paraná

7.

Moradores do Mezzomo elogiam obras de asfalto novo, que seguem avançando

8.

Ponta Grossa sedia I Seminário Regional dos Campos Gerais sobre a População em Situação de Rua

9.

Vídeo em que Lula aparece com 5 dedos reacende teoria de que presidente teria um clone

10.

Brasil pode ter terremotos como os recentes no Peru, Colômbia e Venezuela?

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia