Agora1

Tentativa de ataque ao site do TSE deixa apuração lenta em todo País

15 de novembro de 2020 - 19:35
Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, confirmou neste domingo (15) que houve uma tentativa de ataque aos sistemas do órgão, que foi “totalmente neutralizada pelo TSE e pelas operadoras de telefonia.”

Segundo o ministro, houve uma grande quantidade de acessos para tentar derrubar o sistema. Ele acredita que a ação tenha sido executada do exterior.

“Muito provavelmente, é quase certo [que o ataque tenha sido] de outro país”, afirmou. “E, às vezes, você sofre ataque de outro país e alguém aqui reivindica apenas para ter popularidade ou crédito. Mas muito provavelmente, teria sido alguém de fora do Brasil”.

Ele disse que a tentativa não poderia afetar o processo de votação, uma vez que as urnas não estão conectadas a outros sistemas. “As urnas estão todas fora de rede. Eventuais ataques cibernéticos não têm o condão de afetar o processo de votação.”

“Estamos apurando a informação, mas não houve ataque bem-sucedido no dia de hoje. Temos razões para supor que as informações vazadas se refiram a ataques antigos”.Ele disse que, nas supostas informações vazadas, os emails têm a extensão .gov. Todos os endereços do TSE terminam em “jus.br” desde 2010.

Fonte: CNN

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.