CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Stocco sugere que PG implante sistema de ‘bike compartilhada’

Por Redação

Modelo já utilizado em grandes cidades colocaria bicicletas à disposição da sociedade em locais estratégicos de Ponta Grossa, fazendo ligações com o transporte público coletivo.

Serviço já disponível em grandes cidades brasileiras, as bicicletas compartilhadas podem fazer parte do sistema de transporte público de Ponta Grossa. É o que espera o vereador Geraldo Stocco (Rede), que nesta segunda-feira (05) encaminhou uma moção de sugestão legislativa ao prefeito Marcelo Rangel (PPS) pedindo estudos para a implantação da proposta.

O sistema de ‘bike compartilhada’ consiste em disponibilizar bicicletas a um preço fixo para que a população se desloque pela cidade através de espaços demarcados, que interligariam bairros e também terminais de transporte coletivo municipal.

“Atualmente são mais de 400 cidades em todo o mundo que utilizam este sistema, incluindo algumas no Brasil. Além de ser mais uma opção de transporte, o projeto ainda diminui congestionamentos, melhora a qualidade do ar e estimula um estilo de vida mais saudável”, afirma o vereador. Em um documento encaminhado ao Executivo municipal, Stocco sugere que o sistema seja gerenciado por uma Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC) - uma espécie de empresa de transporte privado mediada por aplicativos. Assim, a medida não traria custos aos cofres públicos.

O vereador garante que o modelo é seguro e que não seriam registrados prejuízos por conta de furtos dos veículos de transporte. “As bicicletas ficam integradas com sistemas GPS e monitoradas 24 horas por dia. Além disso, o usuário precisa fazer um cadastro prévio e se identificar antes de utilizar o sistema. Ele [sistema] já vem dando certo em várias cidades brasileiras, inclusive em municípios com índice altíssimo de violência, como São Paulo e Rio de Janeiro”, explica Stocco.

Segundo a proposta do vereador, o funcionamento do sistema seria acompanhado pelo Conselho Municipal de Transporte (CMT), que ficaria encarregado, por exemplo, por sugerir o preço da tarifa e de possíveis reajustes, assim como já acontece no transporte público.

“É uma proposta viável para o município e importante para a sociedade. Ponta Grossa já conta com algumas ciclovias que poderiam ser utilizadas para iniciar o projeto, na medida em que são pensados outros trechos de circulação das bicicletas”, ressalta o vereador, que espera que a proposta seja analisada pelo Executivo municipal dentro dos próximos dias.


Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Jason Miller articulou voo de Flávio Bolsonaro aos EUA, diz jornal

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Projeto inclui ração para cães e gatos nas trocas do Feira Verde Mais

2.

Operário conclui primeira etapa das obras do Tobogã 1 da Arena Espaço Smart

3.

PM apreende adolescente, de 17 anos com 32 kg de maconha na rodoviária de PG 

4.

Avião cai e mata 9 nos EUA; assista

5.

Operário perde do Novorizontino e encerra de vez sonho de acesso na Série B

6.

Hackers roubam R$ 34 bilhões em criptomoedas da Binance

7.

Jason Miller articulou voo de Flávio Bolsonaro aos EUA, diz jornal

8.

Câmara Municipal promove programação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público

9.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

10.

Projeto que prevê alimentação sem glúten para pacientes celíacos em hospitais é aprovado na CMPG

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia