CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Stocco sugere que PG implante sistema de ‘bike compartilhada’

5 de fevereiro de 2018 às 18:39

Publicidade
Modelo já utilizado em grandes cidades colocaria bicicletas à disposição da sociedade em locais estratégicos de Ponta Grossa, fazendo ligações com o transporte público coletivo.

Serviço já disponível em grandes cidades brasileiras, as bicicletas compartilhadas podem fazer parte do sistema de transporte público de Ponta Grossa. É o que espera o vereador Geraldo Stocco (Rede), que nesta segunda-feira (05) encaminhou uma moção de sugestão legislativa ao prefeito Marcelo Rangel (PPS) pedindo estudos para a implantação da proposta.

O sistema de ‘bike compartilhada’ consiste em disponibilizar bicicletas a um preço fixo para que a população se desloque pela cidade através de espaços demarcados, que interligariam bairros e também terminais de transporte coletivo municipal.

“Atualmente são mais de 400 cidades em todo o mundo que utilizam este sistema, incluindo algumas no Brasil. Além de ser mais uma opção de transporte, o projeto ainda diminui congestionamentos, melhora a qualidade do ar e estimula um estilo de vida mais saudável”, afirma o vereador. Em um documento encaminhado ao Executivo municipal, Stocco sugere que o sistema seja gerenciado por uma Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC) - uma espécie de empresa de transporte privado mediada por aplicativos. Assim, a medida não traria custos aos cofres públicos.

O vereador garante que o modelo é seguro e que não seriam registrados prejuízos por conta de furtos dos veículos de transporte. “As bicicletas ficam integradas com sistemas GPS e monitoradas 24 horas por dia. Além disso, o usuário precisa fazer um cadastro prévio e se identificar antes de utilizar o sistema. Ele [sistema] já vem dando certo em várias cidades brasileiras, inclusive em municípios com índice altíssimo de violência, como São Paulo e Rio de Janeiro”, explica Stocco.

Segundo a proposta do vereador, o funcionamento do sistema seria acompanhado pelo Conselho Municipal de Transporte (CMT), que ficaria encarregado, por exemplo, por sugerir o preço da tarifa e de possíveis reajustes, assim como já acontece no transporte público.

“É uma proposta viável para o município e importante para a sociedade. Ponta Grossa já conta com algumas ciclovias que poderiam ser utilizadas para iniciar o projeto, na medida em que são pensados outros trechos de circulação das bicicletas”, ressalta o vereador, que espera que a proposta seja analisada pelo Executivo municipal dentro dos próximos dias.


Compartilhe:

Leia também

Pesquisa no Paraná mostra Sergio Moro com 44,7%, Requião Filho 23% e Sandro Alex 19,7% 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura abre Ligação da Anita Garibaldi e entrega obra de mobilidade aguardada há 50 anos

2.

Filhote fica presa em bueiro, mobiliza trator, corte de asfalto e operação de 4h em Arapongas; VÍDEO

3.

Pesquisa no Paraná mostra Sergio Moro com 44,7%, Requião Filho 23% e Sandro Alex 19,7% 

4.

Acidente faz uma vítima fatal e outras três com ferimentos graves na BR-376 

5.

Ex-vereadora é morta a facadas enquanto trabalhava

6.

Anvisa proíbe caneta emagrecedora vinda do Paraguai

7.

Juíza morre após proteger filho de 3 anos de ataque de abelhas

8.

Operário faz dois gols no fim do segundo tempo e arranca empate contra o Nautico

9.

FASPG abre credenciamento de instituições de acolhimento a idosos em Ponta Grossa

10.

Prefeitura apresenta croqui oficial do desfile de 15 de Setembro

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia