CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

STF marca julgamento de denúncia contra Bolsonaro para 25 de março

13 de março de 2025 às 16:35

STF marca julgamento de denúncia contra Bolsonaro para 25 de março
Reprodução
Braga Netto, Augusto Heleno também serão julgados pela Corte

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para 25 de março, às 9h30, o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Braga Netto e mais seis investigados pela trama golpista.

A data foi marcada pelo ministro na condição de presidente da Primeira Turma da Corte, colegiado que será responsável pelo julgamento.

Mais cedo, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, liberou a denúncia para julgamento após receber a manifestação favorável da PGR para tornar o ex-presidente e os demais acusados réus pelas acusações da trama golpista para impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os ministros da Primeira Turma vão decidir se os acusados vão responder a processo pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

A denúncia que será julgada envolve o núcleo 1 da investigação sobre a trama golpista.

Denunciados;

  • Jair Bolsonaro - ex-presidente da República;

  • Walter Braga Netto (general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;

  • General Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional);

  • Alexandre Ramagem (ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência - Abin);

  • Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal);

  • Almir Garnier (ex-comandante da Marinha);

  • Paulo Sérgio Nogueira (general do Exército e ex-ministro da Defesa);

  • Mauro Cid (delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro).


Primeira Turma

O processo será julgado pela Primeira Turma do Supremo. O colegiado é composto pelo relator da denúncia, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

CMPG aprova protocolo de segurança para combater violência contra mulheres no transporte coletivo

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Ancelotti vibra com goleada sobre o Panamá: “Injeção formidável de confiança”

2.

CMPG aprova protocolo de segurança para combater violência contra mulheres no transporte coletivo

3.

UPA Uvaranas completa 1 ano com mais de 85 mil atendimentos

4.

Agência do Trabalhador inicia atendimentos em novo endereço e amplia estrutura para a população

5.

Mulher de 37 anos que fingia ser criança de 12 anos viveu em casa de família por mais de 1 ano 

6.

Ratinho Junior anuncia repasse de mais R$ 50 milhões para pavimentação em Ponta Grossa

7.

Criança de 7 anos quebra recorde brasileiro ao pescar dourado gigante no rio Paraná

8.

Drones ucranianos atingem terminal petrolífero em São Petersburgo

9.

Prefeitura leva serviços gratuitos ao Andorinhas nesta sexta-feira (29)

10.

Cecon Nova Rússia realiza Baile da Família nesta quarta-feira (27)

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia