Agora1

Sindicato sai em defesa de jornalistas impedidos de trabalhar na Câmara de Ponta Grossa

7 de abril de 2021 - 17:15
Imagem divulgação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) repudia veementemente a atitude dos vereadores que integram a Comissão Parlamentar Processante (CPP) – instaurada pela Câmara de Ponta Grossa para encaminhar pedido de cassação e investigação por quebra de decoro contra o vereador Valter José de Souza – que cercearam o trabalho de jornalistas que tentavam acompanhar a primeira oitiva de testemunhas da CPP, realizada nesta terça-feira (06). Ainda nesta quarta-feira (07), Dia do Jornalista, o SindijorPR irá protocolar ofício cobrando providências da Câmara para viabilizar o trabalho da imprensa.

A tentativa de cercear o acesso à informação, flagrantemente de interesse público, chegou ao Sindijor no final da tarde de terça-feira, quando foi realizado o primeiro contato com a Câmara. Ao Sindicato, o presidente da Câmara, vereador Daniel Fracaro, declarou que a decisão de não permitir o acompanhamento da oitiva pela imprensa foi tomada pelos vereadores que integram a CPP. Entretanto, segundo Fracaro, as gravações seriam disponibilizadas aos jornalistas – o que efetivamente não aconteceu.

É importante frisar que impedir o acompanhamento de uma Comissão Processante contra um agente público, eleito pelo voto dos cidadãos, fere o direito fundamental à informação não somente dos jornalistas que foram cerceados, mas também da sociedade que fica sem ter meios de acompanhar o processo, que é de total interesse público.

Diante desta grave ameaça ao exercício da atividade jornalística, o SindijorPR reitera que o jornalismo profissional é essencial à democracia e que, em conjunto com a sociedade e em meio à pretensa escalada de atitudes autoritárias, deve se manter vigilante e reagir a qualquer tentativa de impedir que a população seja informada sobre as ações dos políticos que ela não somente elege, mas custeia por meio do pagamento de impostos.

 

Direção do SindijorPR

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.